Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Walter Feloni
Por: Museu da Pessoa, 17 de março de 2021

Da infância pobre ao alfaiate de sucesso

Esta história contém:

Da infância pobre ao alfaiate de sucesso

Vídeo

Sou Walter Feloni. Eu nasci em Ribeirão Preto, no dia 5 de junho de 1937. Só que a minha mãe entregou um dinheiro pro meu tio me registrar, e ele foi me registrar só no dia 23 de dezembro. Mas a minha data de nascimento certa foi 5 de junho de 1937, que é quando eu comemoro. Meus pais são descendentes de italianos. Meus avós todos vieram da Itália. Eu nasci na Rua 11 de Agosto, em uma casa que não tinha número - e eu nasci lá mesmo, na mão de parteira, não fui em hospital algum.

Com seis meses de idade, fomos embora para o Rio de Janeiro. Meu pai era pintor e foi trabalhar nas agências dos Correios e Telégrafos lá, pintando os prédios. Então, até oito anos de idade eu fiquei no Rio de Janeiro, aí nós voltamos pra cá; chegamos aqui em Ribeirão quando estava acabando a guerra, em 1945. E eu fui morar com a minha avó por parte do meu pai, depois morei com a avó por parte da minha mãe e não mudei mais pra lugar nenhum.

Era tudo muito diferente de hoje. As casas não tinham teto… o teto era o telhado, mesmo. Colchões eram de palha de milho. Não tinha esse negócio de comprar leite. Os leiteiros traziam o leite, as pessoas criavam os porcos lá no fundo do quintal, a gente tinha galinhas, ovos, as hortas... tinha tudo no fundo do quintal. A água era de cisterna, e só depois que veio a água encanada. Todo mundo tomava banho frio. E a pasta dental era aquela cinza fininha, que meu avô fazia das coisas que sobravam do fogão de lenha - ele coava, e aquilo ali era a pasta de dente que a gente usava. Era uma vida ‘meia’ sofisticada, assim… ‘meia’, ‘meia braba’, né?

Quando eu voltei pra Ribeirão, só tinha aquele prédio Diederichsen na cidade. Não tinha outro prédio grande. Aí tinha a Paulicéia velha, e tinha o Pinguim do lado, com o Teatro Pedro II e o Hotel Brasil na esquina. Fora isso, tinha a Vila Tibério... você passava o trilho do trem, da...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Projeto Memórias do Comércio de Ribeirão Preto 2020 e 2021

Entrevista História de Vida HV_034

Senhor Walter Feloni Alemão Alfaiate

Entrevistador por: Luís Paulo Domingues e Herika Aguiar

Transcrita por Selma Paiva

Bom, ‘seu’ Walter, pra começar eu queria que o senhor falasse o seu nome completo, a data de nascimento e o local que o senhor nasceu.

R1 – Walter Feloni. Eu nasci em Ribeirão Preto, dia 5 de junho de 1937. Só que houve uma pequena coisa na data do meu nascimento. Eu nasci 5 de junho, mas minha mãe entregou um dinheiro pro eu tio, pra me registrar no dia 5, ele não me registrou, foi me registrar dia 23 de dezembro de 1937. (risos) Quer dizer, depois de seis meses que ele vai me registrar. Mas a minha data de nascimento certa foi 5 de junho de 1937.

P1 – E o senhor comemora quando? No dia que foi registrado?

R1 – Em 5 de junho eu comemoro.

P1 – Tá legal. E qual o nome do seu pai e da sua mãe?

R1 – Meu pai chamava-se Ferdinando Feloni e minha mãe Olga Rigo Feloni.

P1 – E eles eram de Ribeirão também? Eles já estavam aí ou vieram de fora?

R1 – Estavam aqui em Ribeirão Preto. Descendentes de italianos. Meu avô veio da Itália, meus avós todos vieram da Itália, eles eram descendentes de italianos.

P1 – E o senhor chegou a conhecer seus avós, alguns deles?

R1 – Eu conheci uma avó por parte da minha mãe, o avô e minha avó por parte do meu pai. O avô por parte da minha mãe já estava falecido, quando eu cheguei aqui em Ribeirão Preto, porque... posso contar pequena história?

P1 – Claro, claro!

R1 - Minha história, eu com seis meses de idade, fui embora para o Rio de Janeiro. Meu pai foi trabalhar nas agências dos Correios e Telégrafos lá, pintando elas.

P1 – Sim.

R1 - Então, (nós ficamos) eu fiquei de seis anos, até oito anos de idade, fiquei no Rio de Janeiro. Aí, do Rio de Janeiro, nós voltamos pra Ribeirão Preto. Chegamos aqui em Ribeirão Preto quando estava acabando a guerra,...

Continuar leitura

Título: Da infância pobre ao alfaiate de sucesso

Data: 17 de março de 2021

Local de produção: Brasil / Ribeirão Preto

Personagem: Walter Feloni
Pesquisador: Daiana da Costa Terra
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios