Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Por: Margarida Morais de Lima, 21 de novembro de 2016

Da incerteza, a certeza

Esta história contém:

Da incerteza, a certeza

Nasci no dia 23 de junho de 1971 em Alpinópolis, Minas Gerais. Tive uma infância tranquila na roça com meus pais, Lázaro e Maria da Conceição, e mais três irmãos. Os dois irmãos mais velhos são homens e se chamam Antônio e Sebastião. Eu e minha irmã Ana Maria somos mais novas sendo que, com diferença de cinco anos para a Ana Maria, eu sou a mais nova de todos. Sempre estudei em escola pública, em Alpinópolis, cidadezinha do interior onde não havia muitas opções de trabalho e de estudo. Quando terminei a 8ª série, minha irmã já tinha se formado professora e começou a dar aula na roça. Tudo era muito difícil naquela época e para chegar até a escola onde ela dava aula a opção era pegar carona em cima de um caminhão que transportava leite. Fui algumas vezes com ela e observando-a, mesmo com a pouca idade que tinha, já sabia que não queria aquilo para minha vida. Mas com todas as dificuldades financeiras e sociais daquele tempo eu não tinha nenhuma opção de receber um diploma e tentar algo melhor. Por isso minha irmã me aconselhava a me formar professora também e assim pelo menos teria uma profissão. Então comecei a estudar. Fiz quatro anos de Magistério e mais um ano de Especialização em pré-escola. Nesse tempo encontrei professoras apaixonadas em ensinar e minha irmã sempre me incentivava. Terminei os estudos e meu primeiro trabalho foi em uma creche registrada de secretaria. Lá acabei participando de várias festividades com as crianças. Fantasiava-me de Papai Noel, apresentava teatro para as crianças e gostei muito, mas sempre que via o brilho nos olhos da minha irmã e a sua empolgação ao falar de seus alunos começava a me questionar. Ainda não tinha certeza se era aquilo que eu queria. Comecei então a refletir e decidi que queria estudar mais. Meu irmão mais velho, o Antônio, saiu com 17 anos de casa para poder estudar e conseguir melhores oportunidades de trabalho. Com a graça de Deus e muita luta...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.