Primeira infância no campo, em Cipotânea, Minas Gerais. Nascimento do seu irmão com síndrome de Down e mudança para Barbacena. Cidade religiosa e chamado para ser padre ainda menino. Seminário aos 11 anos e entrada na Sociedade do Verbo Divino. Mudança para Borda e internato por 4 anos. Mudança para Belo Horizonte para fazer o colegial externo. Momento em que teve o seu primeiro contato com ambiente de pobreza e começou a atuar na comunidade. Curso de filosofia no Rio de Janeiro. Retorno para BH. Interesse pela Teologia da Libertação, envolvimento, consciência política e luta pelas Diretas Já. Etapa decisiva: Noviciado no interior de São Paulo. Retiro e crises. Mudança para Ponta Grossa, Paraná, responsável pelo teatro de um seminário de adolescentes, por um ano. Mudança para São Paulo para iniciar Teologia. Envolvimento e convívio com pessoas em situação de rua. História da Rede Rua e nascimento do Jornal O Trecheiro. Ampliação do trabalho da Rede Rua. Restaurantes e moradias comunitárias. Parceria com o Movimento Sem Terra. Desafios e aprendizados de estar próximo a população em situação de rua. Lembranças dos avôs e história de como os pais se conheceram e começaram a namorar. Lembranças das histórias da família e da infância. Sonhos.

Entrevista de Arlindo Pereira Dias Entrevistado por Luiza Gallo São Paulo, 19/12/2023 Projeto: Acolher Histórias Entrevista número: ACOH_HV007 Transcrita por Selma Paiva Revisado por Luiza Gallo P/1 - Então, primeiro de tudo quero te agradecer demais por estar aqui com a gente, por ter topado d...Continuar leitura

Título: Da cidade pequena para o mundo

Data: 19/12/2023

Local de produção: Brasil / São Paulo / São Paulo