Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História

D. Maria do Carmo, multiplicadora de vidas

Esta história contém:

D. Maria do Carmo, multiplicadora de vidas

Maria do Carmo Santos, nasceu em 25 de junho de 1912, na Fazenda Nunes , município de Tacaratú (PE). Filha de Ana Maria e João Duque , teve como irmãos, todos por parte do pai, José Duque, Zélia, Elizabete, Antonio Carlos, João, José Narciso , Antonio Assis e Bezeca.

Quis o destino que Noé Faceiro, parente do seu pai, ficasse viúvo e chamasse Ana Maria sua mãe, para cuidar dos filhos dele, muitos ainda pequenos.Mãe solteira que era, ela foi e levou consigo sua filha Maria do Carmo , que na época tinha por volta de sete anos de idade. Assim como sua mãe cuidou dos seus filhos, Noé Faceiro foi um verdadeiro pai para Maria do Carmo. Nunca fez distinção entre ela e os filhos de sangue, por isso considera também seus irmãos Antonia, Socorro, Blandina , Margarida, Alberto e José Noé ( filhos do primeiro casamento dele) , bem como Maria Eugênia, Maria Conceição, Rosália, Jurandir, Alberto, João Noé, Antenor, Paulo, Manu e Inês, do segundo casamento.

Foi nesse ambiente que D. Maria do Carmo cresceu, estudou, aprendeu a ler e escrever, e também corte e costura.

Moça bonita e prendada começou a flertar com um moço, classe média, natural de Porteira (CE), que veio prestar serviço em Tacaratu. Chamava-se João Matias dos Santos, era policial e bem mais velho que ela. Por causa disso a família não queria o namoro. Ela tinha apenas 15 anos, idade normal para se casar naquela época, mas ele tinha 29 anos. Além disso, era soldado uma função considerada de baixa categoria.

Acontece que ela apaixonada insistiu e a família acabou aceitando . Casaram-se em 1927. Da união nasceram cinco filhos: Gilberto, Heronides (falecido), Davino, Agmar (falecido) e Bernadete, adotou também Tereza como filha (falecida), todos nascidos em Tacaratu.

Em 1956 tiveram que mudar para Petrolândia, para onde Sr. João Matias fora transferido. Destacado para atuar na volante, em perseguição aos cangaceiros, foi atingido...

Continuar leitura
fechar

Maria do Carmo aos 15 anos

período: Ano 1927
local: Brasil / Tacaratu
crédito: Álbum de família
tipo: Fotografia

Maria do Carmo jovem

tipo: Fotografia

Casamento

período: Ano 1927
local: Brasil / Tacaratu (pe)
tipo: Fotografia

Filhos e marido

tipo: Fotografia

Grupo do sagrado coração de Jesus

tipo: Fotografia

100 anos

período: Ano 2012
tipo: Fotografia

101 anos

período: Ano 2013
tipo: Fotografia

102 anos

período: Ano 2014
tipo: Fotografia

103 anos

período: Ano 2015
tipo: Fotografia

104 anos

período: Ano 2016
tipo: Fotografia

História do Cabo Matias

Pág 1

Pág 2

Pág 3

Pág 4

Pág 5

Pág 6

Pág 7

Pág 8

Pág 9

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios