Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Por: Museu da Pessoa, 19 de setembro de 2022

DɄHPOROPɄ WERONOHO NIWE: Não é mais como antigamente

Esta história contém:

DɄHPOROPɄ WERONOHO NIWE: Não é mais como antigamente

Vídeo

É uma ótima cantora

Conhece os segredos da natureza

Aos que procuram sua ajuda

Ela atende com muita delicadeza

É uma mulher de fibra

A Tukana Maria Tereza

Maria Tereza Fernandes Tukana, na sua vida presenciou a fundação da sua comunidade com seus parentes, ela morou em Melo Franco, veio para Iauaretê e morou no internato com as freiras. Falou da vida dos seus pais, o pai era de Melo Franco e a mãe de Monfort. Falou que o pai não estudou e a mãe só estudou até a 4ª série. Seus pais viviam de agricultura, iam na roça cotidianamente, conheceu somente seus avós maternos. Em Iauaretê ela morou na casa do senhor Agripino, que era seu primo. No tempo do internato ela viveu bem e cada uma tinha o seu trabalho e tudo era organizado. Depois do internato, na vida dela ela sentiu dificuldades, era religiosa e ela não repassou como rezar para os seus filhos, e na vida da sua adolescência ela não foi preparada, não foi benzida. Ela falou que não acontecia nada durante nessa passagem para vida adulta. Naquele tempo eles viviam da agricultura, da pesca, compartilhando com seus parentes e nesse tempo não existia comida industrializada. Ela conheceu seu marido quando ela morava com as freiras no internato. Depois do casamento sua vida foi boa, conheceu os seus sogros. Depois que ela saiu do internato eles moraram no outro local e depois preferiram morar na comunidade São Miguel, onde eles vivem atualmente. No momento do nascimento dos filhos ela não sentiu dificuldades e ela só precisou do benzimento no nascimento do ultimo filho. Conhece alguns locais sagrados e está preocupada com a situação que encontra hoje.

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: DɄHPOROPɄ WERONOHO NIWE: Não é mais como antigamente
Data: 19 de setembro de 2022
Local de produção: Brasil / Amazonas / Iauareté
Entrevistador: Sidomar Tariano
Entrevistador: Josué Tariano
Vídeomaker: Edvirgem Tariano
Vídeomaker: Josiane Tariana
Vídeomaker: José Brito
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.