Maria Teresa Fernandes Tukana nasceu na comunidade Melo Franco, de lá veio para Iauaretê com a mãe para estudar. Estudou um bom tempo no internato, quando se casou procurou um lugar para fazer sua casa. Cuida do seu esposo e vive da agricultura. Maria relata que antigamente iam pescar, as mulheres preparavam o peixe que os homens traziam. Quando chegava o peixe, as pessoas sempre se encontravam para compartilhar o banquete, hoje em dia as pessoas não fazem mais isso, naquele tempo não tinha comida industrializada, se retirava folha de maniva, folha do caruru, polpa de umari, Japurá, a comida era sempre tradicional e acima de tudo compartilhada.

É uma ótima cantora Conhece os segredos da natureza Aos que procuram sua ajuda Ela atende com muita delicadeza É uma mulher de fibra A Tukana Maria Tereza Maria Tereza Fernandes Tukana, na sua vida presenciou a fundação da sua comunidade com seus parentes, ela morou em Melo Franco, vei...Continuar leitura

• Vídeo na íntegra

• Áudio na íntegra

• Texto na íntegra