Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Por: Museu da Pessoa, 6 de setembro de 2007

Cuidado pessoal

Esta história contém:

Cuidado pessoal

Vídeos (3)

Navegue horizontalmente pra acessá-los

IDENTIFICAÇÃO Sou Maria Marilene Rogante. Nasci em Catanduva, São Paulo, em 23 de janeiro de 51. FAMÍLIA Meu pai é Luis Rogante, minha mãe Maria Catelã. A minha família é de origem italiana. Meus avós são imigrantes e ficaram na região de Araraquara, para onde meu pai também foi depois. A família do meu pai, meus avós, foram para Dobrada e da minha mãe também. Os dois imigrantes italianos, dos dois lados. E sempre trabalhando em fazenda, na agricultura. Era assim a vida deles, naquela época. Até que meu pai mudou para Catanduva. Foi convidado. Tinha uma grande máquina de beneficiamento de café que eles exportavam café e tinha muito fluxo com trem, através de trem, naquela época. Era outra realidade bem diferente da de hoje. Hoje, essa máquina até existe, uma máquina bem grande, imensa lá em Catanduva, mas está deteriorada e fechada. Eu acho que a família decretou falência, alguma coisa assim, mas meu pai se aposentou trabalhando nessa máquina. Não tenho lembrança de meus avós. Eu tenho só as histórias deles. Tenho uma baciada de irmãos (risos) Uma baciada de irmãos. Nós éramos em nove. Agora perdi uma irmã e somos em oito. A maioria deles, das mulheres, foram ser donas de casa. Algumas conseguiram estudar e trabalhar em outras coisas. (emoção) É que lembro a infância, mexe. Faz tanto tempo que a gente não fala e não relembra, é incrível. Meus irmãos, alguns deles trabalharam na agropecuária também, outros foram para São Paulo tentar uma vida melhor, conseguiram trabalhar. Um irmão meu trabalhou na Gessy Lever, o outro foi ser caminhoneiro e os gêmeos conseguiram se formar: um é farmacêutico. Eu consegui me formar, sou enfermeira e tenho uma irmã que é administradora. Os demais todos se deram bem, embora a gente tenha uma origem muito humilde, mas eles conseguiram, todos os nove, ser trabalhadores. Seguiram a mesma filosofia de trabalho do meu pai, de trabalho, dedicação,...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

P/1 – Então para começar a senhora poderia me dizer o seu nome completo, local e data de nascimento?

R – Maria Marilene Rogante. Nasci em Catanduva, São Paulo, em 23 do 01 do 51.

P/1 – Qual o nome dos seus pais?

R – Meu pai é Luis Rogante, minha mãe Maria Catelã.

P/1 – E qual que é a origem da sua família?

R – A minha família é de origem italiana, né? Eles vieram, os meus avós são imigrantes, né, e ficaram lá na região de Araraquara onde que depois o meu pai foi, a família do meu pai, meus avós, foram para Dobrada e da minha mãe também, os dois imigrantes italianos tanto dos dois lados. E sempre trabalhando em fazenda, né, enfim na agricultura. Era assim a vida deles naquela época. Até que meu pai mudou pra Catanduva, né, e onde foi convidado, tinha uma grande máquina lá de beneficiamento de café, né, que eles importavam, exportavam café. Não importavam não exportavam, né, café. E tinha muito fluxo com trem, através de trem naquela época, era outra realidade bem assim diferente da de hoje. Hoje essa máquina até já existe, né, uma máquina bem grande, imensa lá em Catanduva mas está deteriorada e fechada, né? Eu acho a família decretou falência, alguma coisa assim. Mas meu pai se aposentou trabalhando nessa máquina.

P/1 – Agora a pouco a senhora falou dos seus avós: quais lembranças a senhora tem dos seus avós?

R – Nenhuma. (RISOS) Nenhuma porque quando eu nasci todos eles já tinham morrido os quatro, né? Então eu não tenho, eu tenho só as histórias, né, deles mais.

P/1 – E a senhora tem irmãos?

R – Ah, uma baciada! (RISOS) Uma baciada de irmãos. Nós éramos em nove, né, agora perdi uma irmã somos em oito.

P/1 – O seu pai trabalhava com o beneficiamento desse material agrícola e tal. E os seus irmãos, eles trabalharam nesse ramo também, como é que foi? Como é que foi a infância?

R – Ah, os meus irmãos...

PAUSA

P/1 – Tá, então a senhora me falou que tem,...

Continuar leitura

Título: Cuidado pessoal

Data: 6 de setembro de 2007

Local de produção: Brasil / Campinas

Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios