Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Personagem:
Por: , 12 de julho de 2021

Coração no campo, mente na inovação

Esta história contém:

Coração no campo, mente na inovação

Vídeo

Um pequeno excerto sobre a história de Clayton

Técnicos acharam um ponto quente na chave seccionadora de 500kw em linha viva da linha Ibiúna-Bateias e nos foi dado o desafio de tentar solucionar esse problema. [...] Nós tivemos a ideia de fazer um barramento paralelo a uma chave seccionadora de 500kw. Foi um sucesso! Até hoje, eu nunca vi um trabalho desse porte.

No final da minha graduação na Engenharia Elétrica, eu vi que ia ter concurso em FURNAS. Apesar de já trabalhar em linhas de transmissão pela Cemig, eu não tinha ideia do que era a empresa. De qualquer maneira, eu decidi fazer o concurso e me disciplinei para tanto. Eu chegava da Cemig e estudava quatro horas por dia. Em cima da mesa do meu quarto tinha todo o material organizado com roteiros de estudo.

O resultado é que eu passei em 3º lugar. O concurso foi em 2002, mas só fui chamado em 2004 e a entrevista de admissão, engraçado, foi bem frustrante. Depois de um concurso como esse, sendo engenheiro, já tendo experiência em trabalho em linhas de transmissão, me colocaram para trabalhar no arquivo técnico. Pensei: “Não é possível!” Aquilo foi um banho de água fria e eu decidi que ou eles me transferiam ou eu ia embora.

Felizmente, deu tudo certo e o pessoal me transferiu para a Divisão de Linhas de Transmissão (DLTR), na parte de engenharia de manutenção, e aí foi incrível porque assim eu pude contribuir, aplicar meus conhecimentos, elaborar manuais de manutenção, dar treinamentos de linha viva. Na divisão, eu tive oportunidade de criar e fazer coisas inovadoras na parte de linha de transmissão e linha viva em subestações. Inclusive, tenho trabalhos publicados na área, apresentei artigos em vários seminários relacionados a linha viva. Essa passagem que eu tive na DLTR, que foi de 2004 até 2008, foi muito rica e produtiva na minha carreira.

Meu trabalho, como engenheiro de manutenção de linhas de transmissão, sempre foi voltado para...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Entrevista de Clayton Duarte Pessoa

Entrevistada por Torigoe / Daniela

12/07/2021

Realização: Museu da Pessoa

Entrevista número FUNAS_HV019

Transcrito por Aponte

0:00

P/1 – Qual que é o seu nome completo, local e data de nascimento, por favor?

R - Meu nome é Cleiton Duarte Pessoa, eu nasci em Nova Lima, Minas Gerais, no dia 23 de Março de 1978.

0:26

P/1 – Sobre seu nascimento, seus pais comentaram alguma coisa? Como é que foi? Em que Hospital foi?

R - Pelo o que eu me lembro, que meu pai me falou, eu nasci... minha mãe estava grávida, eles estavam indo dar uma volta na rua, aí minha mãe começou a passar mal, e aí levou para o hospital para ver o que estava acontecendo e eu acabei nascendo na madrugada. Isso aí foi em 23 de Março de 1978. Minha mãe tinha 16 anos apenas, eu nasci de um relacionamento que dura até hoje, que é minha referência de vida. E é isso aí.

1:25

P/1 - E você é filho único? Você é o primeiro filho? Como é que? Você tem irmãos?

R - Eu nasci primeiro, depois de mim veio mais dois irmãos, que moram lá em Nova Lima. Hoje somos três. Meu pai e minha mãe estão vivos até hoje, são casados, bem casados, converso com eles todos os dias, meus irmãos também. Então nossa família, três homens, meu pai e minha mãe.

2:06

P/1 - Como é que é a família do seu pai? Qual que é o nome do seu pai?

R - A família do meu pai é uma família muito divertida, meu pai é muito alegre, nunca vi meu pai triste, ele sempre tá de bem com a vida, até hoje, ele está com 67 anos e conversa com ele todo dia, ele está sempre querendo fazer alguma coisa, ajudando alguém. Então nunca vi meu pai com preguiça. Então isso me inspira muito a fazer as coisas assim, como ele ensina para mim, para os meus irmãos. E hoje eu faço isso para o meu filho também. Tudo que eu faço o meu filho está perto de mim, eu estou ensinando para ele, como que faz as coisas sem ficar com preguiça.

2:55

P/1 - Qual que é o nome inteiro do...

Continuar leitura

Título: Coração no campo, mente na inovação

Data: 12 de julho de 2021

Local de produção: Brasil / Passos

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios