Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Por: Museu da Pessoa, 21 de setembro de 2022

Contador de histórias dos Irine / IRINE KALISI KAKALITE

Esta história contém:

Contador de histórias dos Irine / IRINE KALISI KAKALITE

Vídeo

Leonardo é um contador de histórias

Da cachoeira conta sua chegada

Ama muito a sua família

E também sua parentada

Viajou por muitos lugares

Nas altas horas da madrugada

Leonardo Brito Tariano, nasceu na Ilha de Acará, nessa ilha conviveu na sua fase de infância até adolescente, de lá foi para Venezuela Maroa com irmão dele. De lá começou a trabalhar como pratico fluvial, transportando piaçaba e outras coisas e conhecendo vários lugares da Venezuela. Depois de muitos anos pai dele chegou com um documento feito pelo FUNAI pra trazer de voltar para a comunidade de origem, que é a comunidade de origem que é a comunidade ilha de Acará. Ele falou que não conviveu muito com seu pai, e viajou para a Colômbia novamente a procura do trabalho. Ele andou trabalhando dois anos na Colômbia, lá ele conheceu sua futura esposa. Depois de dois anos voltou na comunidade de Acará com sua esposa. O pai dele pediu pra não viajar mais, era pra ele ficar na comunidade. De lá eles mudaram pra outra comunidade que é atual de Santa Rosa, eles tiveram 5 filhos, quando os filhos começaram estudar ele mudou para Distrito de Iauarete, onde atualmente está morando.

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: Contador de histórias dos Irine / IRINE KALISI KAKALITE
Data: 21 de setembro de 2022
Local de produção: Brasil / Amazonas / São Gabriel Da Cachoeira
Vídeomaker: Lucas Matos Tariano
Entrevistador: José Brito
Entrevistador: Paulo Sergio Tariano
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.