Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Armênio Mendes
Por: Museu da Pessoa, 17 de outubro de 2001

Construindo uma vida em Santos

Esta história contém:

Construindo uma vida em Santos

Vídeo

Identificação

Meu nome é Armênio Mendes, eu nasci em Portugal, em Chão de Couce, conselho de Ansião, no distrito de Leiria, em dia 02 de agosto de 1944.

Família

Meu pai é Adriano Mendes e minha mãe Maria do Carmo Medeiros. O meu pai era um pequeno empresário da construção civil e a minha mãe era do lar, ela não tinha atividade em Portugal.

Infância e profissão exercida em Portugal

Eu vivi em Portugal até os 18 anos de idade. Eu passei a minha infância lá em uma aldeia, chamada Chão de Couce, lá no distrito de Leiria, fiz a escola lá e comecei minha atividade também até profissional. Eu aprendi uma profissão, que era marceneiro, em Portugal, foi minha atividade até vir aqui para o Brasil, com 18 anos.

Descrição da aldeia

Olha, eu me lembro muito bem, até porque eu hoje mantenho uma casa minha, que eu construí há quinze anos. Eu passo pelo menos um mês por ano lá na minha aldeia, eu estive lá agora, há dez dias atrás, passo um mês por ano lá. Embora a aldeia seja totalmente diferente, porque o desenvolvimento chegou lá nas aldeias também, hoje é bem diferente. Mas nós mantemos ainda a casa onde eu nasci, que é a casa da minha mãe, exatamente igual ao que era quando nós nascemos. Hoje nós temos, eu e meus irmãos fizemos uma casa, cada um a sua casa à volta da casa dela, mas aquilo ali é um museuzinho que a gente preserva até hoje e vai conservando. É claro que é diferente: antigamente, quando eu nasci, nós tínhamos uma cerca viva em toda a volta das propriedades que existiam ao lado das casas, hoje são muros. Antigamente, não havia estradas asfaltadas, hoje é tudo asfaltado. Não havia esgoto, hoje nas aldeias portuguesas, tem esgoto em todas as aldeias, em todas elas. Não havia água encanada na época, nem sequer luz elétrica existia, isso quando eu nasci, há 50 e tantos anos atrás. Hoje o desenvolvimento chegou lá e mudou-se completamente. O que não mudou foi a casa onde eu nasci e meus...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.