Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Por: Alessandra Jorge Nadai, 8 de agosto de 2016

Como o museu entrou na minha vida

Esta história contém:

Como o museu entrou na minha vida

Desde sempre gostei de ouvir histórias da minha avó, de minhas tias e tios, me contando como era ‘lá antigamente’. Concluí o curso de História no ano de 1996, logo me casei e continuei trabalhando na Prefeitura de Penápolis (SP). No ano de 1998, surgiu uma oportunidade nova de emprego para o meu marido em outra cidade, e lá seguimos, eu, ele e meu filho mais velho que na época era recém-nascido.

Na nova cidade descobri um museu, era a casa, com uma coleção do morador, um dos fundadores da cidade, um museu particular; o qual sempre visitava. Havia na cidade também um Seminário, lugar lindo e repleto de história. Na cidade próxima também passei a freqüentar os museus, não só porque gostava, mas também para não me sentir tão só.

Em 2000 retornamos para minha cidade e consegui algumas aulas no Estado, como professora eventual. Adorava o que fazia, sempre levava meus alunos para visitarem os museus da cidade. No ano seguinte fiquei grávida, só que dessa vez tive um problema e precisei ficar dois meses de repouso, perdi todas minhas aulas e voltei para o zero na minha vida profissional.

Quando estava com oito meses de gravidez, fui convidada a voltar para o quadro de servidores da Prefeitura, o qual estava afastada desde 1998, para assumir a direção do Museu Histórico. Fiquei feliz, assustada e animada para o desafio. O Museu Histórico tinha acabado de ser “municipalizado” e a saída da antiga diretora não tinha agradado muito os funcionários, os quais me receberam com distanciamento. O Museu estava instalado num prédio bem precário e totalmente desmontado, uma das funcionárias, começou a refazer a exposição como se eu não existisse, fui ajudá-la e quebrei uma louça do acervo. Nossa... ainda bem que logo precisei sair para ter o bebê. Na minha cabeça pediria para sair do museu e tentar voltar para a sala de aula.

Um mês se passou e fui ficando com uma saudade, mesmo de licença não me afastei...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios