Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Aninha Back
Por: Museu da Pessoa, 30 de março de 2005

Começa, que dá certo

Esta história contém:

Começa, que dá certo

Vídeo

P/1 - Dona Aninha, vamos começar. Qual é o seu nome completo, data e local de nascimento, por favor?

R - Aninha Back, eu nasci no dia 26 de agosto de 1941, em Salete, Santa Catarina.

P/1 - O nome do pai e da mãe da senhora?

R - Eu sou filha de (Vendelino?) e Paulina Back?

P/1 - O local de nascimento deles?

R - Braço do Norte, lá no sul do estado, Santa Catarina também.

P/1 - Os dois nasceram na mesma cidade?

R - Os dois nasceram na mesma cidade. Isso.

P/1 - E como era a família do pai da senhora, da mãe?

R - Olha, a família do pai e da mãe eu não conheci quase nada porque sou a penúltima da família. Só conheci a mãe do meu pai, mas muito pouco, se chamava Amália. Então, não tive muito relacionamento com os meus avós. Não tive essa alegria na vida, de conviver com os avós. Pelo fato de a gente estar longe, porque antes de eu nascer eles já foram morar perto de Salete, primeiro Brusque, depois Salete, então eu não tive assim... Com alguns tios, tive envolvimento um pouquinho.

P/1 - Tem irmãos, quantos?

R - Comigo somos em dez, cinco já falecidos e cinco ainda estamos bem vivos.

P/1 - A senhora lembra da rua, do bairro que a senhora morava, na casa da infância da senhora?

R - Onde eu nasci mesmo que pertencia a Salete, se chamava, nem bairro se chamava aquele tempo, era (Riovildre?). Então não tinha nome de rua, foi em 1941, não tinha nome de rua.

P/1 - E a senhora lembra da casa?

R - Ah, da casa eu lembro.

P/1 - Como era?

R - Mais da segunda casa onde eu... Há uma casa nossa na, eu nasci numa família assim muito religiosa, muito unida, mas muito pobre, meu pai e minha mãe lutaram muito pra sobrevivência, pra poder nos dar escola e tudo mais, lutaram muito. Então, lembro dos meus primeiros cinco anos que a gente passou até fome, um pouco de fome, comia aquela... Hoje em dia não se escuta mais falar nisso, mais era café com farinha, mas foram indo. Meu pai trabalhava com terras, com lavoura e com...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.