Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: José Celso da Cunha
Por: Museu da Pessoa, 7 de dezembro de 2007

Comandante do Rio São Francisco

Esta história contém:

Comandante do Rio São Francisco

Vídeo

Tem uma lenda muito conhecida dos antigos remeiros do Rio São Francisco, eles tinham uma lenda muito bonita, eles trabalhavam remando aquelas embarcações, seis meses de viagem, aquelas barcas cansativas para Jamboaba para buscar rapadura, e eles cantavam enquanto trabalhavam remando eles cantavam “Juazeiro da Lordeza, Casa Nova da Caristia, Santa Rita da Nobreza, Remanso da Valentia, Pilão Arcado da Miséria, Chic-chic dos bundões” era uma família que era considerada, chamada de bundão. “Chic-chic dos bundões, Itacu só da coco e Barra só tem barão.” Quando tava na vista de uma pessoa de Barra dizia que Barra só tem Barão mas quando tava na vista dizia “Pilão Arcado da Miséria, Chic-chic dos bundões, Itacu só da coco e Barra só tem ladrão. Bom Jardim da rica flor, Rio Branco da Santa Cruz, triste do povo da Lapa se não fosse o Bom Jesus, Carinhanha bonitinha, Malhada também é, nasce dois e morre um, paga imposto em Jacaré, que é hoje Itacaré. Januária da cachaça, São Francisco dos caloteiro. Januária da cachaça, São Francisco dos caloteiro... São Romão dos caloteiro e Pirapora... Januária da cachaça, São Francisco da Pirataria, São João dos caloteiro e Pirapora da putaria. Quando tava na vista do povo de Pirapora tinha outro nome mas, porque Pirapora era sede de mulherios de vida livre do povo da navegação e foi considerado cidade da putaria.” De maneira que essas lendas a gente não esquece, decora e fica gravado como um computador.

À bordo eu nunca fiz casamento, fiz atestado de óbito, fiz atestado de criança, atestado de nascimento, certidão de nascimento, fiz várias coisas, e eu vou contar a vocês uma Historinha curta também, ai vocês viram ali um navio que eu mostrei, só ele viajava pro Rio Preto, Jansimelo, aquele Jansimelo conduzia as professoras que não existiam naquelas cidades, em Santa Rita nem Formosa, não existia professora, elas iam...

Continuar leitura
Fechar

Retrato de José Celso da Cunha

Dados da imagem legenda: Retrato de José Celso da Cunha. Petrolina (BA). Foto de Antônia Domingues.<br>personagem: José Celso da Cunha<br>

Período:
Ano 2007

Local:
Brasil / Bahia / Juazeiro (ba)

Imagem de:
José Celso da Cunha

História:
Comandante do Rio São Francisco

Crédito:
Acervo Pessoal

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
homem, uniforme militar, parede

legenda: Retrato de José Celso da Cunha. Petrolina (BA). Foto de Antônia Domingues.
personagem: José Celso da Cunha

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.