Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Por: Museu da Pessoa, 4 de setembro de 2007

Comércio uniformizado

Esta história contém:

Comércio uniformizado

Vídeo

IDENTIFICAÇÃO Meu nome é Marcius dos Santos Salve. A minha data de nascimento é 25 de novembro de 1959. Eu nasci em Santo Antonio do Jardim, uma cidade a mais ou menos, 100 quilômetros de Campinas, no Estado de São Paulo. FAMÍLIA A minha mãe é Elvira dos Santos Salve e meu pai Valentin Salve. A origem da família é a Itália. Meus avós, tanto maternos quanto paternos, são italianos. Eles vieram para o Brasil por volta de 1895 para uma cidade da região próxima a Campinas, Andradas, Santo Antônio; fica próximo da Serra da Mantiqueira e tem o clima parecido com o da Itália. O meu avô materno foi agricultor. Plantou uva, principalmente, pois a região foi produtora de vinho. Depois, plantou um pouco de café, também. Lembro bastante dos meus avós, convivi muito com eles, passava as férias com meu avô que tinha um sítio e por isso eu lembro bastante. Faleceram há uns 20 anos. O meu avô paterno era comerciante em Andradas. Foi bem conhecido e além de ser comerciante, ele guardava o dinheiro do pessoal de Andradas. Como não tinha banco na cidade, e isso acontecia também na cidade de Poços de Caldas, - uma história parecida com o Moreira Sales, um grande banqueiro depois. Meu avô fazia em Andradas o que o Moreira Sales fazia em Poços de Caldas, inclusive, Andradas tinha até mais dinheiro em circulação, mais volume de capital. Ele era do comércio de secos e molhados, financiava suas mercadorias para os agricultores da uva. Vendia para eles durante o ano todo e quando eles vendiam a safra, pagavam suas despesas do ano. O que sobrava, pediam para meu avô guardar nos cofres do armazém. O meu pai, na época, já era contador, enxergava que isso poderia ser um futuro banco. Meu avô não acreditava muito, achava que o negócio era vender arroz, feijão e não deu muita importância para essa coisa bancária. Acabou não levando isso à frente. Meu pai fala inglês fluentemente. Como contador tinha facilidade de trabalhar...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

P/1 – Nós queríamos agradecer a sua presença no Projeto Memórias do Comércio de Campinas e inicialmente gostaríamos que o senhor nos dissesse seu nome completo, local e data de nascimento.

R – Ok, Marcius dos Santos Salve, a minha data de nascimento é de 25 de novembro de 1959, eu nasci em Santo Antonio do Jardim, uma cidade há 100 quilômetros, mais ou menos, de Campinas, no estado de São Paulo.

P/1 – Qual o nome dos senhores seus pais, o nome deles?

R – A minha mãe é Elvira dos Santos Salve e meu pai Valentin Salve.

P/1 – A origem da sua família é brasileira?

R – Basicamente Itália, meus avós, tanto maternos quanto paternos são italianos.

P/1 – Você saberia dizer mais ou menos em que período eles vieram para o Brasil?

R – Exatamente em 1895, mais ou menos.

P/1 – E por que vieram para Campinas?Você saberia contar para a gente?

R – Na verdade eles não vieram para a cidade de Campinas, vieram para a cidade da região próxima de Campinas, Andradas, Santo Antônio, ficam próximo da Serra, que é a Serra da Mantiqueira e é o clima parecido com o da Itália, então eles plantam uva, um pouco de café também, depois café, mas parecido com a Itália uva, principalmente que ali, a região, foi produtor de vinho, então por isso, clima.

P/1 – Você se lembra dos seus avós?

R – Lembro, bastante. Convivi bastante com eles, passava as férias com eles, meu avô tinha sítio, então eu lembro bastante. Faleceram há uns 20 anos.

P/1 – Eles eram agricultores?

R – O meu avô materno agricultor de um sitio, meu avô paterno era comerciante em Andradas. Em Andradas ele chegou a ser um comerciante bem conhecido e além de comerciante ele guardava o dinheiro do pessoal de Andradas.

P/1 – Como assim?

R – Como não tinha banco na cidade, isso acontecia também na cidade de Poços de Caldas, uma história parecida com o Moreira Sales,um grande banqueiro depois. Meu avô fazia em Andradas o que o Moreira Sales fazia em Poços de...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.