Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Por: Museu da Pessoa, 26 de setembro de 2016

Colocando a energia em algo que acredita

Esta história contém:

Colocando a energia em algo que acredita

Vídeo

Meu nome é Adriana da Silva Tubino e eu nasci em Porto Alegre, no dia 23 de outubro de 1977. Eu sempre fui atrás das histórias da família, meus pais se conheceram em Porto Alegre, porque trabalharam durante um tempo no mesmo lugar, o meu pai de office-boy e a minha mãe era secretária. Tem uma caixa repleta de cartas e bilhetes, porque como o meu pai estava sempre entrando e saindo e a minha mãe sempre parada, a forma que eles tinham de se comunicar era de deixar bilhetes na mesa dela. Então, tem inúmeros bilhetes que contam um pouco a história de amor dos dois, esses bilhetes estão guardados comigo, eu sempre quis fazer alguma coisa com eles, ainda não descobri bem o que eu vou fazer, mas pelo menos guardar, pois eu sempre achei que aquilo era um tesouro.

Tenho recordações de infância preciosas, especialmente no sitio que a gente tinha da família. Sempre tive essa coisa urbana de morar na cidade, apartamento, mas logo que a gente era pequeno, meu pai resolveu comprar um sitio numa cidade uma hora distante de Porto Alegre e a gente tinha aquela vida rural, super gostosa de ter bichinhos: tinha pato, tinha galinha, árvore frutífera, enfim, açude, barquinho. Então a minha infância, basicamente, as memórias que eu tenho são dos amigos do edifício brincando e a gente levando os amigos do edifício para o sítio para poder brincar lá nessas brincadeiras rurais. Hoje eu reconheço o quanto foi precioso poder viver essa infância pé no chão, natureza. Eu lembro de uma infância assim, que a gente podia com bem mais tranquilidade estar sem os pais, poder brincar na rua, ir no mercadinho do outro lado da rua sem os pais, com cuidado e tal, mas não existia uma preocupação com assalto, com violência. Eu sinto que era uma infância bem mais livre em todos os sentidos e mais tranquila mesmo, não lembro de ser tão presente o medo como a gente o vive hoje. É muito cuidado, é muito trancado, e isso limita bastante a liberdade ou a...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.