Fernando formou-se em jornalismo e pedagogia e, desde 2017, atua como professor no ensino fundamental 1, na rede pública de Cubatão. Gosta de criar peixes e sonha em ser astronauta.
É um homem que curte música da pesada, como um bom rock and roll e toca guitarra na banda Buquê de Espinhos, que já levou muita gente ao delírio com o som nas alturas. Mas, quando o artista de rock entra na sala de aula, parece que o buquê vira somente de rosas mesmo; ele é um professor brincalhão e generoso, que sabe distribuir carinho e afeto.
Durante a adolescência, tornou-se um ótimo jogador de futebol e trouxe a paixão para os momentos de entretenimento com os alunos. Para encontrar esse professor artista de rock, é só ir, durante o intervalo, às escolas onde ele trabalha, pois lá estará ele driblando e fazendo gols com as crianças.
Quem já teve a sorte de passar por uma chuva de doces? O Fernando foi criado por uma família que seguia uma alimentação macrobiótica, o que significa não comer nada com açúcar! Mas um milagre dos céus acontecia com o pequeno Fernando quando visitava sua avó. No terceiro andar do mesmo prédio em que ela vivia, morava o senhor Vinagre. Das alturas, escorria uma chuva de doces sobre Fernando, toda colorida, feita com balas jogadas pelo querido vizinho.
Dizem que quem desmancha na chuva é açúcar, mas, nesse caso, eram as crianças, que esperavam ansiosamente lá embaixo e, ao recolherem os doces, ficavam incrivelmente felizes. Uma dessas crianças era o pequeno Fernando, que sonhava em um dia poder retribuir o gesto, alegrando outras crianças da mesma forma. Hoje, ele é um professor muito amado, que toda sexta-feira vai de classe em classe dando amor aos alunos em forma de doces.
Luiz Fernando Iraha Álvares, 42 anos, é magro, tem traços orientais, barba, cabelos longos, é casado e tem três filhos.