Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Por: Museu da Pessoa, 31 de julho de 2011

Capuava, sonho e resistência

Esta história contém:

Capuava, sonho e resistência

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Projeto: Memórias do Vale do Ribeira – Diálogos

Entrevistado por Danilo Eiji e Iamara Nepomuceno

Depoimento de Benedito Alves da Silva – Ditão

Ivaporunduva (SP), 31/07/2011

Realização Museu da Pessoa e Núcleo Oikos

Entrevista: MVRHV010

Transcrito por Rosangela Maria Nunes Henriques

Transcrição revisada por Iamara Nepomuceno

Benedito Alves da Silva – Ditão

P/1 – Primeiro, Ditão, nós queríamos agradecer o senhor por poder nos dar essa entrevista, muito obrigado, para gente começar, para efeito de identificação gostaria que você falasse seu nome completo, o lugar e data de nascimento.

R – Meu nome é Benedito Alves da Silva, nasci no dia 11 de fevereiro de 1945, aqui mesmo no Quilombo de Ivaporunduva.

P/1 – Antes de começarmos a sua história mesmo eu queria que o senhor falasse um pouco da história da sua família, da trajetória, o senhor conhece a história da sua família? A construção aqui da comunidade? O que o senhor conhece?

R – A minha família ela vem de descendência de escravo, os escravos que foram utilizados aqui no trabalho na época da escravidão eles vêm dessa descendência, meus avós, minha mãe, e até eu, até chegar a minha pessoa. Então, vêm dessa descendência, meus antepassados bem lá atrás foram escravos aqui nessa comunidade.

P/1 – O senhor sabe quando que eles chegaram e se estabeleceram aqui?

R – Segundo os levantamentos históricos, dos historiadores, por volta de 1600 já tinha negros aqui, eu não sei exatamente a data, mas mais ou menos já tinha negro aqui, e têm alguns indicativos de 1630, então, a gente fala que 1630 estava aqui, a partir daí.

P/1 – Trabalhavam na região?

R – Eles vieram para o trabalho escravo e com a morte da Maria Joana, que era dona dos escravos, eles ficaram se defendendo do trabalho escravo, primeiro de outros senhores de engenho que viessem para capturar. Trabalhando para viver e no primeiro momento mineração de ouro, no segundo momento...

Continuar leitura

Título: Capuava, sonho e resistência

Data: 31 de julho de 2011

Local de produção: Brasil / São Paulo / Quilombo De Ivaporunduva, Eldorado

Transcritor: Maria Nunes Henriques
Entrevistador: Danilo Eiji Lopes
Entrevistador: Iamara Nepomuceno
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios