Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Edson Roberto Lunardi
Por: Museu da Pessoa, 28 de agosto de 2007

Campinas sobre duas rodas... E pedal!

Esta história contém:

Campinas sobre duas rodas... E pedal!

Vídeo

IDENTIFICAÇÃO Sou Edson Roberto Lunardi, nascido em Campinas no dia 21 de maio de 1955. FAMÍLIA O meu pai é Edson Lourencetti Lunardi e minha mãe, Lucy Chécchia Lunardi. Os dois de origem italiana, mas nascidos aqui. O pai do meu pai veio no comecinho do século XX, por volta de 1900. A família de minha mãe também veio mais ou menos nessa época. Meu pai nasceu em Campinas e a minha mãe, em Santos André; meu avô, pai da minha mãe, não era italiano e sim os pais dele. Meu avô paterno veio da Itália e se estabeleceu aqui na Fazenda Boa Vista, próximo do Bairro Boa Vista. Ali era uma fazenda que depois foi desmembrada. Lá ele fez um armazém de secos e molhados e fez a vida dele. Meu avô materno trabalhava na Rhodia, em Santo André, e foi designado depois para vir trabalhar, começar atividades aqui em Paulínia. A Rhodia abriu uma unidade na Fazenda São Francisco e aí ele veio transferido de Santo André. Veio morar aqui em Campinas junto com a família. O meu pai estudava aqui em Campinas e conheceu a minha mãe que estudava no Cesário Mota, naquela época. Esse colégio nem existe mais; era no Cambuí. Eles se conheceram, começaram o relacionamento e depois se casaram. O meu pai faleceu agora no ano de 2000. Ele completaria 50 anos de casado em 2003, mas não deu tempo. Tenho duas irmãs. Uma é de 58, vai fazer 49, e a caçula, que é 62, vai fazer 45. A minha irmã é psicóloga formada, mas não pratica. A outra casou, tem uma filha única e não tem atividade profissional nenhuma. INFÂNCIA Eu tenho lembranças de quando morava no Botafogo, que é um bairro próximo aqui. Depois nos mudamos para a Rua Costa Aguiar, que é próximo à nossa loja nossa. Lá nós moramos de 1958 até 1966; era um prédio de apartamento. Então, de certa forma, poderia se brincar um pouco, mas a melhor parte mesmo era quando chegava no domingo, era um costume do meu pai, nós íamos almoçar na casa da minha avó que morava no...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

P/1 – Senhor Edson, é um prazer muito grande recebê-lo pra participar do nosso projeto. Primeiramente nós gostaríamos que o senhor nos dissesse seu nome completo, local e data do seu nascimento.

R – Edson Roberto Lunardi, nascido em Campinas no dia 21 de maio de 1955.

P/1 – Qual era o nome dos senhores seus pais?

R – O meu pai, Edson (Lorenceti ?) Lunardi. Minha mãe, Luci (Pântano Quéquia ?) Lunardi.

P/1 – Os dois de origem italiana?

R – De avós italianos, mas meus pais nascidos aqui.

P/1 – O senhor se recorda em que período vieram os seus avós?

R – Pai do meu pai por volta, acho que no comecinho do século XX, por volta de 1900 e pouquinho. Talvez da parte da minha mãe mais ou menos nesta época também. Que o meu pai é nascido em Campinas, a minha mãe nascida em Santo André, mas o meu avô, pai da minha mãe, não era italiano e sim os pais dele, como o meu avô, pai do meu pai, era italiano.

P/1 – Certo. E o senhor lembra dos seus avós?

R – Não.

P/1 – Não lembra.

R – O paterno não mas o materno sim. Porque o paterno, eu nasci em maio de 55, ele veio a falecer em outubro do mesmo ano.

P/1 – Ah, certo.

R – Agora o materno não, o materno faleceu em 73. Então aí eu já tinha bastante contato com ele.

P/1 – E o senhor saberia qual foi a atividade deles, quais as atividades profissionais que eles desenvolveram?

R – Sim. Do avô paterno, ele veio da Itália e se estabeleceu aqui, na Fazenda Boa Vista, próximo aqui do Bairro Boa Vista. Ali era a Fazenda Boa Vista, depois foi desmembrado e foi feito uma vila. E lá ele fez um armazém, que eles chamavam de secos e molhados, na época, e lá ele fez a vida dele. Da parte do avô materno, ele veio... Ele trabalhava na Rhodia, em Santo André, e foi designado, depois, pra vir trabalhar, ou seja, desmembrar e começar as atividades aqui em Paulínia. Que a Rhodia abriu uma unidade na Fazenda São Francisco e aí sim ele veio transferido de Santo André...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios