Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Por: Museu da Pessoa, 16 de abril de 2015

Caminhos da poesia

Esta história contém:

Caminhos da poesia

Vídeo

Meu nome é Robinson de Oliveira Padial. Nasci ao acaso, no Taboão da Serra, São Paulo, no dia 27 de novembro de 1964. O meu pai se chamava Joaquim Antônio Padial. Minha mãe chamava Hilda Vasconcelos de Oliveira Padial. E a minha mãe trabalhava no hospital, acho que era auxiliar de enfermagem, antes de conhecer o meu pai e o meu pai, ele era mestre de obra, depois foi farmacêutico, meu pai teve a primeira farmácia do Campo Limpo. Acho que somos 15 por aí, eu não sei ao certo. Assim, em casa, meu pai com a minha mãe são cinco e teve os bônus, filhos fora do casamento.

A minha mãe comprou a coleção do Jorge Amado, pra gente ter acesso ao livro, tinha que vir aqui em Pinheiros, em uma biblioteca que tinha aqui, onde é a Cetesp, ali, não sei se ainda tem essa biblioteca. Eu trabalhava com o meu pai carregando porta, era moleque e com 13 anos, eu já estava trabalhando, com o meu pai. Já com 15 anos, eu fui trabalhar numa empresa de office-boy porque as coisas com o meu pai já não estavam legal, eu acabei arrumando um outro trabalho.

Terminou a escola, eu fiquei meio na vagabundagem, a faculdade eu não tinha grana para pagar. Antes desse período, a gente morava numa casa que era nossa, o meu pai precisou, nessa doideira dele, ele vendeu a casa e a gente ficou pagando aluguel anos. Isso para a minha mãe foi a morte, da gente ter a nossa casa e depois, precisar vender essa casa e não conseguimos ter casa mais nenhuma. Isso foi já década de final de 80, a gente já mudou, já tinha mudado de casa e foi para os alugueis. Eu consegui fazer o cursinho, eu fui trabalhar de vender banana. Eu ganhei um dinheirinho e falei: “Vou estudar”, eu ganhei uma bolsa, que um amigo arrumou pra mim. Mas a minha base era muito fraca, eu fiquei estudando dois anos, então eu consegui estudar um ano só e o meu pai sublocou a casa, ele fez uns quartinhos na frente da casa, tinha um quintal grande, ele fez uns quartinhos de madeira e começou a alugar, um...

Continuar leitura
Fechar

O Casal

Dados da imagem Robinson está ao lado da sua companheira Suzy. Ainda era namorada. Já estão juntos há 25 anos. No bairro do Campo Limpo.

Período:
Ano 1983

Local:
Brasil / São Paulo / São Paulo

Imagem de:
Robinson de Oliveira Padial

História:
Caminhos da poesia

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
casal, casamento

Robinson está ao lado da sua companheira Suzy. Ainda era namorada. Já estão juntos há 25 anos. No bairro do Campo Limpo.

Nas Pirâmides

Dados da imagem Ele fez uma viagem que começou na Espanha, passou por outros países da Europa,  Israel e Egito. Ele está num cavalo e não em um camelo.

Período:
Ano 8

Local:
Egito / Gizé

Imagem de:
Robinson de Oliveira Padial

História:
Caminhos da poesia

Crédito:
Fotógrafo Anônimo

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
viagem, egito, gizé, pirâmides

Ele fez uma viagem que começou na Espanha, passou por outros países da Europa, Israel e Egito. Ele está num cavalo e não em um camelo. "Tirei no cavalo porque era mais barato".

Raízes Mouras

Dados da imagem Estava em um Congresso de biodança em Curitiba e sua amiga fotógrafa resolveu fazer a imagem.

Período:
Ano 1996

Local:
Brasil / Paraná / Curitiba

Imagem de:
Robinson de Oliveira Padial

História:
Caminhos da poesia

Crédito:
Iris (Amiga)

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
fotografia profissional

Estava em um Congresso de biodança em Curitiba e sua amiga fotógrafa resolveu fazer a imagem.

Com o irmão

Dados da imagem Está ao lado do irmão Tadeu no lançamento de seu livro poesia. No bairro Campo Limpo.

Período:
Ano 14

Local:
Brasil / São Paulo / São Paulo

Imagem de:
Robinson de Oliveira Padial

História:
Caminhos da poesia

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
irmãos, poesia

Está ao lado do irmão Tadeu no lançamento de seu livro poesia. No bairro Campo Limpo.

Minha Filha

Dados da imagem No lançamento do seu livro poesia, ao lado esta sua filha Naiana. O lançamento foi feito no dia internacional da poesia, sem que ele soubesse da data. No bairro do Campo Limpo.

Período:
Ano 14

Local:
Brasil / São Paulo / São Paulo

Imagem de:
Robinson de Oliveira Padial

História:
Caminhos da poesia

Crédito:
Marisa Furtado

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
poesia, filha

No lançamento do seu livro poesia, ao lado esta sua filha Naiana. O lançamento foi feito no dia internacional da poesia, sem que ele soubesse da data. No bairro do Campo Limpo.

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios