Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Lucenilde Costa
Por: Monice De Lys Moreira, 12 de novembro de 2019

Bibinha: a vendedora de bombons

Esta história contém:

Bibinha: a vendedora de bombons

Em 1958, nasceu Lucenilde Costa popularmente conhecida por ‘’ BIBINHA’’ .Ela nasceu em Caxias um lugarejo bem simples cheio de árvores frutíferas e animais domésticos , a casa em que ela vivia era feita de barro e com uma porta de esteira (objeto feito de palha típico da região). Apesar de ser muito pobre teve uma infância muito feliz e no intervalo de seus afazeres domésticos que eram muitos brincava e se deliciava com o faz-de-conta embaixo dos pés de laranjas,mangas,goiabas e cajus árvores que ficavam ao redor de sua humilde e bela casinha beleza impar dada pela singularidade do local . As brincadeiras diversificadas e ela se deliciava ao adentrar ao mundo do imaginário onde se permitia sonhar ao brincar de: casinha, boneca de pano, amarelinha, pula corda e dentre outras brincadeiras que faziam os dias de sua infância mais bonito e feliz. Mesmo brincando e ajudando sua família Bibinha sonhava em mudar daquele lugar para tentar melhorar de vida, sonhos que nutriam a esperança de uma criança tão pequena mas que já tinha muitas responsabilidades , responsabilidades estas que só serviram de aprendizado para a formação dos valores pessoais e do caráter de Bibinha. Aos 10(dez anos de idade) foi para outra cidade também maranhense chamada Santa Inês nessa época foi trabalhar em uma casa de família apesar da pouca idade já realizava os mais variados trabalhos domésticos para poder garantir sua sobrevivência, os sonhos não acabam e então depois de um tempo veio para a Capital do Maranhão a cidade de São Luís , conhecida por Ilha do Amor pelos seus encantos que contagiam quem vive e passa por aqui .Ao chegar a São Luís as coisas não foram muito diferentes .Não foi nada fácil mas ela não desistiu lutou apesar de pouca idade sabia o que queria para o seu futuro e continuou trabalhando em casa de família, porém com muito esforço deu continuidade aos seus estudos ...

Continuar leitura
Palavras-chave: luta, mulher, guerreira, vitória
Fechar

Bibinha: a vendedora de bombons

Dados da imagem Fotos das histórias

Período:
Ano 2019

Imagem de:
Lucenilde Costa

História:
Bibinha: a vendedora de bombons

Crédito:
Monice de Lys Santos Moreira

Tipo:
Desenho

Palavras-chave:
luta, são luís, mulher, vitória

Fotos das histórias

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.