Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Por: Museu da Pessoa, 22 de março de 2021

Bella Sicília, a pequena Itália

Esta história contém:

Bella Sicília, a pequena Itália

Vídeo

Eu sou Francisco Carlos Cammilleri. Nasci em Ribeirão Preto, em 28 de janeiro de 1967. Minha mãe é Gerônima Sílvia Papa Cammilleri, e meu pai é Francesco Cammilleri.

A nossa cantina tem 62 anos. Em 1954 foi quando meu pai veio pro Brasil, diretamente pra São Paulo, na casa de um amigo que o convidou. Meu pai tinha lutado na Segunda Guerra Mundial e ficou meio apaixonado pelo Brasil, através dos pracinhas brasileiros, na guerra. Naquele momento de guerra, eles conversava muito e falavam maravilhas do Brasil. Quando a Itália estava na época do pós-guerra, devastada, ele falou em vir pro Brasil. Ele veio pra São Paulo, pois já tinha alguns amigos direcionando, falando: “Vem que é bom, vem que é bom”. E logo já encontrou com esse amigo. Ele, destemido, já foi logo no primeiro dia em busca de alguma oportunidade. Passando pela rua, encontrou a Confeitaria Fasano, e lá estava Fabrício Fasano, também com ‘seus vestimentos’ parecidos, porque os dois estavam meio de terno, meio de boina. E trocando uma ideia, falando em italiano, o meu pai havia contado que acabava de chegar a São Paulo; e ele se interessou, porque antes da guerra meu pai era confeiteiro na Itália. Imediatamente ele teve essa oportunidade. Meu pai falou: “Se eu não souber fazer o que você faz ou me pede em uma semana, você não precisa nem me pagar. Eu só preciso da oportunidade de mostrar meu trabalho”. E por aí meu pai acabou ficando cinco anos no Fasano, aprendendo a lidar com tiramisù, com cannoli, com os gelatos e pegando muito esse estilo. E durante esses anos, ele também fazia o balcão da Casa Italiana, o Massadoro e o Sete Belo, que era uma cafeteria, mas daquelas máquinas antigas de tirar os cafés, mas com muitos cafés.

E uma vez ele veio até Ribeirão Preto e se apaixonou por um ponto estratégico da cidade, mesmo sem conhecer a cidade. Era na Rua Barão do Amazonas com a Rua General Osório. Ali...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

MCHV_ 031_Francisco Carlos Cammilleri

Projeto Memórias do Comércio de Ribeirão Preto 2020 e 2021

Francisco Carlos Cammilleri - Bella Sicília

Entrevista História de Vida HV_031

Ribeirão Preto, 22 de março de 2021

R2 - Bom, gente, eu sou o Franco, filho do Francisco aqui, se precisar de qualquer coisa, eu estou aqui assessorando-o. É isso aí.

P1 – Tá bom, então.

P2 – Maravilha!

R2 - Muito obrigado!

P1 – Boa sorte!

R1 – Obrigado pela oportunidade, viu?

P1 – Não, a gente que agradece o senhor. Muito legal esse trabalho do Sesc, viu?

R1 – É.

P1 – ‘Seu’ Francisco, então primeiro eu volto a agradecer o senhor pela participação no Memórias do Comércio. Esse é um projeto que existe desde 1994, quando nem existia internet ainda. O Sesc faz sempre junto com o Museu da Pessoa. O Museu da Pessoa é o maior museu de história de vida do mundo, lá em São Paulo e é um museu virtual. Se o senhor entrar no site do Museu da Pessoa, o senhor vai ver milhares de entrevistas que as pessoas já deram, em todos os cantos do Brasil. Então, a sua entrevista vai ficar no portal, pro Sesc e futuramente todo Memórias do Comércio dá origem a um livro muito bonito, a gente está trabalhando pra que esse livro saia. É que tem a pandemia, né, então é difícil fazer um lançamento de livro hoje em dia, mas assim que terminar tudo isso. E é um projeto de história de vida. O senhor, contando a história da vida do senhor, já está contando a história da sua vida no comércio e da Bela Sicília, certo? Então, vamos fazer uma claquete. Estamos aqui com a Cláudia, que é a coordenadora desse projeto aqui comigo e vou fazer a claquete aqui.

Projeto Memórias do Comércio de Ribeirão Preto 2020/2021

HV História de Vida 031

Francisco Carlos Cammilleri – Cantina Bela Sicília

22 de março de 2021

Transcrito por Selma Paiva

‘Seu’ Francisco, primeira pergunta que eu gostaria, a gente sempre faz,...

Continuar leitura

Título: Bella Sicília, a pequena Itália

Data: 22 de março de 2021

Local de produção: Brasil / Ribeirão Preto

Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios