Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Por: Ana Eliza Barreiro, Museu da Pessoa, 20 de março de 2021

Bazar Aquarela, histórias da Zona Sul

Esta história contém:

Bazar Aquarela, histórias da Zona Sul

Vídeo

Meu nome é Ana Paula Gagliardi Tinoco, e eu nasci em São José do Rio Preto, em 1964. Meu pai é Sebastião Gagliardi, já é falecido, e minha mãe, Carmem Ramalho Gagliardi. Meus pais moraram num sítio, na roça. Meu pai lá pros lados de Meridiano, Fernandópolis, e minha mãe pro lado de Buritama, Zacarias. E eles vieram aqui pra São José do Rio Preto, os dois se conheceram por aqui.

Nasci no Imperial, o bairro, e depois a gente foi pra Boa Vista, mas voltamos pro Imperial, onde nós ficamos até meus 15 anos. Aí nós fomos pra Santa Cruz, que é o outro lado da cidade, e depois meu pai comprou uma casa no Jardim Urano, onde minha mãe tem essa casa até hoje. Na infância, a minha amiga Lucimara tinha um fundo de quintal muito gostoso, que tinha pé de caju, pé de goiaba. Então, cada árvore era a casa de uma. A gente cozinhava no chão, fazia comidinha, minha mãe dava batata, cebola, ovo. Nunca comi tanta comida com cheiro de queimado e fumaça na vida, mas (risos) fazia aqueles fogõezinhos, era uma delícia. E aí, pra dormir, a gente subia nas árvores, e cada uma tinha a casa numa das árvores. E pra se visitar, a gente pulava de uma árvore pra outra.

Em casa, não tinha como você falar: “Não quero estudar”. Pelo menos até o terceiro colegial, a gente era obrigado a estudar. Se quisesse, podia estudar no período da manhã, que meu pai segurava as pontas, não precisava trabalhar. Tanto que eu fiz até o terceiro colegial no período da manhã, mesmo. Já a faculdade era meio opcional, mas eu quis fazer. Eu fiz Administração na época em que a Dom Pedro era uma superfaculdade. A Dom Pedro I era uma faculdade muito boa, tive professores excelentes. Foram quatro anos superintensos.

E eu conheci o meu marido nessa época, no teatro onde eu trabalhava. Ele também foi convidado, aí a gente se conheceu lá, mas só depois de bastante tempo que a gente começou a namorar. Namoramos seis anos, aí...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios