Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Arcênio Costa Ferraz
Por: Museu da Pessoa, 26 de setembro de 2022

BAYAROA PARÃMI: Neto dos mestres de cantos e danças

Esta história contém:

BAYAROA PARÃMI: Neto dos mestres de cantos e danças

Vídeo

Arcênio é um grande viajante

Canta e dança demais

Afinal é um Baya

Honrando seus ancestrais

Além disso é um protagonista

Se destaca em tudo que faz

Ancênio Ferraz Wanano, nasceu em Arara Cachoeira, começou os seus estudos no ano de 1992, desde criança quando começou estudar seu pai lhe ensinava várias coisas sobre a cultura, seus avôs eram mestres de danças tradicionais, ensinavam da dançar e repassar seu conhecimento sobre cariçu e outros instrumentos musicai. Em 2001 Ancênio se mudou para Iauarete para estudar o primeiro ano do ensino médio, estudou por um ano. Quando o Ensino Médio foi implantado em Caruru Cachoeira retornou e continuou seu Ensino Médio, e lá aprendeu escrever a sua própria língua, onde criaram especialmente para os povos kotirias, na maloca aprendeu a cantar os cantos da danças do ‘’Capiwaiá”. Também participou das primeiras danças dos alunos Kotirias que foi realizado no Centro Juvenil Salesiano em Iauarete no ano de 2002, no tempo do PDPI(Projeto Demonstrativo dos Povos Indígenas), faziam filmagem entrevistando Ansiões, fazendo registro da Cachoeira de Caruru se aprofundando mais sobre a cachoeira. Logo após ter concluído o ensino Médio, trabalhou como Conselheiro Distrital de Saúde, até dois mil e nove, mudou-se para São Gabriel da Cachoeira foi servir ao Exército Brasileiro trabalhou por sete anos, foi para Manaus onde trabalhou por um ano e retornou para São Gabriel da Cachoeira. Depois que saiu do Exercito retornou para sua comunidade, onde trabalhou como representante da Associação da calha do rio Alto Uaupés, conhecendo várias pessoas que trabalhavam no movimento indígena.

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: BAYAROA PARÃMI: Neto dos mestres de cantos e danças
Data: 26 de setembro de 2022
Local de produção: Brasil / Amazonas / Iauareté
Personagem: Arcênio Costa Ferraz
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.