Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Por: Lia Cristina Lotito Paraventi, 25 de novembro de 2019

Aventuras de Roseli

Esta história contém:

Aventuras de Roseli

Numa pacata cidade chamada Indaiatuba, começam as aventuras de Roseli Aparecida Bego Brunetti. Nasceu em 8 de março de 1960. Seus pais Maria Apparecida e Orlando Bego (falecido há 15 anos), tiveram que viajar até Campinas, cidade vizinha, onde havia mais recursos hospitalar, para o seu nascimento. Sempre morou em Indaiatuba, no bairro Cidade Nova. Na época de sua infância era uma cidade pequena, tranquila, arborizada, com muitos terrenos vazios e pastos. As ruas eram planas, não tinha asfalto, apenas algumas ruas eram de paralelepípedo e o meio de transporte da maioria das pessoas eram bicicletas. Sua casa era perto da entrada da cidade, com isso ficava sabendo quem entrava e saia. Em sua infância, brincava muito na rua e nos terrenos vazios de esconde-esconde, inclusive a noite. Gostava também de brincar de boneca com sua amiga Sueli. Costurava roupinhas de boneca que aprendeu com sua mãe. Brincou de boneca até os 14 anos. Estudou na Escola Estadual “Randolfo Moreira Fernandes”. A escola era tranquila, os corredores pareciam os de um hospital de tão silencioso. As carteiras eram de madeira e com assentos duplos, quando um aluno levantava o outro desequilibrava. Na lousa verde, usava giz e apagador. Na alfabetização usava o livro “Caminho Suave”. Era obrigatório ir à escola com uniforme, sendo camisa branca, saia de prega azul marinho, meia branca e sapato preto, para aula comum. Para educação física, shorts vermelho. Se faltasse uma peça do uniforme não entrava na escola. Um dia indo para escola, passou um medo danado. Era dia da aula de educação física, estava com o shorts vermelho e deparou-se com uma vaca no meio do caminho. Saiu correndo disparadamente, temendo que a cor do shorts chamasse a atenção da vaca. Naquela época não tinha muita opção de lazer, não tinha telefone e televisão só as vezes. Seu pai era muito rígido, não deixava ela frequentar clubes. Um de seus passatempo prediletos era...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios