Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Pedro Semprini
Por: Museu da Pessoa, 23 de abril de 2021

Auto Elétrica e Mecânica Semprini

Esta história contém:

Auto Elétrica e Mecânica Semprini

Vídeo

Sou Pedro Semprini. Meu pai era João Semprini, e minha mãe era Emília Pasquini Semprini. Não cheguei a conhecer meus avós, mas sei que eles vieram de Rimini, Itália. E vieram direto pra Ribeirão. O meu pai era serrador, e a minha mãe era do lar. Na época, eles moravam em chácara, meio em volta da cidade. E eu moro em Ribeirão desde que nasci. Eu nasci na Rua Piauí, número três. Aqui era chácara, com ruas de terra, e a gente brincava de cadeirinha de cavalo, de bets... brincava também de esconde-esconde, de uma série de brincadeiras que a gente tinha. Era muito saudável. Antigamente, a cidade era diferente. O mercado era à beira do rio, na Francisco Junqueira. Comparando com hoje, Ribeirão Preto era muito pequena.

A serraria dele ficava no centro da cidade. Na Rua Sergipe, número 116, era a marcenaria; e no número 125 era a serraria. Todo dia eu levava o almoço lá pros meus irmãos e pro meu pai. Eu saía de casa, levava o almoço pra firma, e de lá eu ia pra escola. Retornava, e só aí que eu ia ajudar o meu pai a tirar serragem do equipamento.

E eu frequentei a escola até fazer o exame de admissão. Eu fiz a quarta série e a admissão, só. Daí eu parei, fui me tornar mecânico. Isso porque a empresa era da família, e eu passei a trabalhar com todos eles ali: meu pai, meus irmãos. Quando tinha a fábrica, o meu irmão tocava a fábrica de móveis, e eu, com 12 anos, ia para a estação ferroviária despachar os móveis pro estado de Minas. Era tudo selo. Eu colava o selo na hora, porque senão eles roubavam, entendeu? Aí selava e despachava por trem.

Nessa época, o meu pai era funcionário do meu irmão. O meu irmão mais velho é que era o proprietário. Aí, trabalhei um tempo na marcenaria, depois fui trabalhar de mecânico. Montei firma em 1971: Auto Elétrica e Mecânica Semprini. É a mesma até hoje. Aprendi na raça. Eu sou especialista em Mercedes Benz. Nós fazíamos aqui a parte...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Projeto Memórias do Comércio de Ribeirão Preto 2020 e 2021

Entrevista História de Vida HV_056

Pedro Semprini - Irmãos Semprini

Ribeirão Preto, 23 de abril de 2021

Transcrita por Selma Paiva

P1- “Seu” Pedro, pra começar eu gostaria que você falasse o seu nome completo, a data do seu nascimento e o local que o senhor nasceu.

R- Data de nascimento: 16 de outubro de 1944.

P1- Legal. E o local?

R- Ribeirão Preto.

P1- E o seu nome completo é Pedro Semprini, ou tem mais nome?

R- Não. Pedro Semprini, só.

P1- Legal. E qual é o nome do seu pai e da sua mãe?

R- Meu pai era João Semprini. E minha mãe, Emília Pasquini Semprini.

P1- E o senhor conheceu os seus avós?

R- Não.

P1- Não chegou a conhecer?

R- Não cheguei a conhecer.

P1- O senhor sabe de onde eles vieram, pra chegar em Ribeirão?

R- Eles vieram de Rimini, Itália.

P1- Sim. E vieram direto pra Ribeirão, ou passaram por algum lugar antes?

R- Não, vieram pra Ribeirão.

P1- Pra trabalhar em Ribeirão. E o seu pai e a sua mãe, qual a profissão deles? O senhor sabe?

R- O meu pai era serrador. A minha mãe era do lar.

P1- E eles moravam na zona rural, ou na cidade?

R- Moravam em chácara. Cidade, né?

P1- Sim. Meio em volta da cidade, né?

R- É.

P1- Legal. O senhor tem irmãos?

R- Tenho.

P1- Quantos?

R- Nós éramos em quatro homens e duas mulheres.

P1- Sim. O senhor lembra da sua infância? Quando o senhor nasceu, onde o senhor morava?

R- Eu moro aqui desde quando nasci. Eu nasci na Rua Piauí, número três.

P1- E o senhor tem na memória como era a Rua Piauí? Onde o senhor morava quando era criança? Como eram as brincadeiras? Como era o ambiente lá? O senhor lembra?

R- Aqui era o seguinte: era chácara. As ruas de terra, entendeu? E a gente brincava de cadeirinha de cavalo, de bets. Brincava também de esconde-esconde, entendeu? (risos)

P1- Sei. Quer dizer...

R- Era uma série de brincadeiras que a gente tinha, que era muito saudável.

P1- Sim. Sim. E era perto, assim, se o senhor...

Continuar leitura

Título: Auto Elétrica e Mecânica Semprini

Data: 23 de abril de 2021

Local de produção: Brasil / Ribeirão Preto

Personagem: Pedro Semprini
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios