Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Santa Margarida
Por: Iaraci de Souza Silva, 11 de outubro de 2019

As Santas da BONJA*

Esta história contém:

As Santas da BONJA*

As Santas da BONJA* Para contar um pouco da história do local onde fica nossa escola, entrevistamos uma moradora que reside no bairro há 63 anos. Santa Margarida Oliveira de Souza é uma antiga moradora da Bonja, como o bairro Bom Jesus é chamado pelos seus moradores. A história da dona Santa inicia pela história do seu nome, o qual foi dado após um parto difícil para sua mãe, pois ela estava virada dentro do ventre materno. Então a parteira fez uma reza para santa Margarida, pedindo que o bebê ficasse na posição correta para nascer e disse “se o bebê desvirar ela terá que se chamar Santa Margarida!” Enquanto isso, seu irmão de dez anos estava em cima de uma árvore, esperando a cegonha passar e pedir que a levasse, pois ele estava enciumado com o nascimento da criança. O bebê nasceu e ganhou o nome de Santa Margarida, em homenagem à santa. E ao vê-la, o irmão ficou feliz com seu nascimento. Ela nasceu na cidade de Guaíba, porém, veio morar na vila Bom Jesus, em Porto Alegre, com poucos meses de vida e aqui vive até hoje! Sobre sua infância, ela lembra das brincadeiras que mais gostava, entre elas, as preferidas eram jogar peteca, amarelinha e brincar de esconde-esconde. Contou ainda como era a vila na sua infância: […] eu vivo aqui há sessenta e dois anos. Quando eu vim pra cá era tudo mato. A primeira casinha que minha mãe construiu aqui era ali na Pio X, e era de caixa de tomate. Nós não tínhamos nada, ela não tinha nada, conseguiu a caixa e construiu uma pecinha. Minha mãe vendia verdura com uma bacia na cabeça. Já tinha a escola, eu sou sete meses mais velha que a escola. […] Aí a vila foi crescendo. Mas era uma vila em que a gente brincava, podia ficar até tarde na rua, não tinha perigo nenhum. Aqui embaixo na Pio X tinha uma sanga que a gente tomava aquela água de tão limpinha que era. As pessoas não tinham água nem luz a maioria, pegavam água na bica. Tinham uma aqui em cima e aqui...

Continuar leitura
fechar

B22 e Dona Santinha

Teatro de Sombras - passeio que fizemos com ela por nunca ter ido a um passeio diferente com a escola quando era criança.

período: Ano 2019
imagem de: Santa Margarida
história: As Santas da BONJA*
crédito: Iaraci Silva
tipo: Fotografia
Palavras-chave:

Dona Santa nossa contadora de histórias de vida

Dona Santa e a educanda Isabelli, momento de gravação

período: Ano 2019
imagem de: Santa Margarida
história: As Santas da BONJA*
crédito: Kelly
tipo: Fotografia
Palavras-chave:

A entrevista

Organizando as perguntas

período: Ano 2019
imagem de: Santa Margarida
história: As Santas da BONJA*
crédito: Kelly
tipo: Fotografia
Palavras-chave:

Desenho das memórias

Desenho das memórias da Dona Santa Margarida

período: Ano 2019
imagem de: Santa Margarida
história: As Santas da BONJA*
crédito: Kelly
tipo: Fotografia
Palavras-chave:

O envolvimento e respeito a história de Dona Santa

Momento de grande concentração, envolvimento e respeito as memórias da Dona Santa.

período: Ano 2019
imagem de: Santa Margarida
história: As Santas da BONJA*
crédito: Kelly
tipo: Fotografia

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios