Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Por: Museu da Pessoa, 22 de setembro de 2022

Artesã mestra / YOHKÃ PURĨ, DI’I, MIRIKɄA POARI MERÃ DA’ARA MERIGÕ

Esta história contém:

Artesã mestra / YOHKÃ PURĨ, DI’I, MIRIKɄA POARI MERÃ DA’ARA MERIGÕ

Vídeo

Claudia nasceu na comunidade de Japurá, no rio Papuri, em 19 de julho de 1964. Seus pais são Américo Moreira e Maria Camargo. Eles sempre a levavam para locais diferentes. De Japurá foram para a Ilha do Cláudia aos 19 anos

Voou mais do que passarinho

Conheceu José Maria

Com quem trocou muito carinho

Juntos percorreram corredeiras

Sem medo de redemoinho

Papagaio, no alto rio Uaupés e, finalmente, moraram na comunidade Itaiaçú, também no rio Uaupés. Em seus anos de estudo, estudou em Itaiaçú e Aracú Ponta. Sua mãe sempre a incentivou a estudar, seu pai às vezes levava a família para Mitú. Ela e suas irmãs, no entanto, concluíram seus estudos, e aprenderam com a família os afazeres domésticos.

Quando teve sua primeira menstruação, ela acabou não sendo benzida. Na comunidade onde morava, circulava epidemia de febre e malária. Em 1984, ela se tornou professora pela primeira vez, com 19 anos de idade e, nessa experiência que durou 4 anos, lecionou na comunidade de Periquito. Nos anos 1987 a 1988 lecionou na comunidade São Miguel, no rio Papuri, onde conheceu aquele que viria a ser seu esposo, com quem teve 5 filhos. Em São Miguel, não havia falantes da língua portuguesa, e sua sogra quis que ela ajudasse nas conversas e diálogos na comunidade. Nesse período, ela ficou doente durante muitos anos. Por causa da doença, ela e seu marido se mudaram para sua comunidade de origem, depois vieram morar em Itaiaçú. O único filho homem que ela teve mora com a família, que reside em Iauaretê, na comunidade Nossa Senhora Aparecida. Suas quatro filhas foram morar com seus maridos, com os seus vários netos.

Claudia teve muita experiência como artesã, repassando para as filhas esse saber, no entanto, elas nunca se interessaram. Contou também sobre os lugares sagrados que conhece, que seu pai sempre lhe mostrou. Teve enorme incentivo dos pais em seus trabalhos. Com a doença, ela quase desistiu e o apoio de sua família foi...

Continuar leitura

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: Artesã mestra / YOHKÃ PURĨ, DI’I, MIRIKɄA POARI MERÃ DA’ARA MERIGÕ
Data: 22 de setembro de 2022
Local de produção: Brasil / Amazonas / São Gabriel Da Cachoeira
Entrevistador: José Brito
Entrevistador: Paulo Sergio Tariano
Vídeomaker: Josué Tariano
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.