Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Romeu Silva
Por: Museu da Pessoa,

Armazém de histórias

Esta história contém:

Armazém de histórias

Vídeo

IDENTIFICAÇÃO Romeu Silva, nascido em Taubaté, em 25 de janeiro de 1927. FAMÍLIA Meu pai é natural de Tremembé. Chamava Benedito Philadelpho da Silva. Antes de ser comerciante, ele era barbeiro, em Taubaté. A barbearia dele era no largo do Mercado. Quando eu nasci, já ele era comerciante. Ele foi barbeiro durante poucos anos. Ele veio para Taubaté porque Tremembé era uma cidade pequena, ele queria se expandir. Primeiro, abriu uma barbearia. Depois comerciante, comércio de cereais e ferragens. COMÉRCIO A loja foi instalada no largo de Santana, hoje chamada praça Eusébio Câmara Leal, número 65. Ele iniciou com comércio de alimentos e ferragens, no varejo. Mais tarde, ele foi, varejo e atacado, por longos anos, ele foi um dos maiores atacadistas de Taubaté. O comércio, antigamente, era fornecido direto das indústrias para os atacadistas do interior. Depois, mais tarde, as indústrias começaram a distribuir para os atacadistas de São Paulo e estes faziam a revenda para o interior. Foi aonde aniquilou com o comércio atacadista. Hoje, a loja, o armazém trabalha mais com atacado, pequeno atacado e varejo, que nós chamamos de varejão. TRANSPORTE Meu pai recebia as mercadorias diretamente das indústrias. Chegavam por via férrea e por rodovia. Pela antiga Rio - São Paulo e pela estrada de ferro Central do Brasil. As compras, os viajantes visitavam a firma, os viajantes das indústrias, o que hoje não acontece. CIDADES Taubaté Naquela época não existia muito comércio. Só o Mercado Municipal, era... Na época era cidade pequena, uma cidade com 30 ou 35 mil habitantes. Agora, hoje, Taubaté deve ter de 270 a 300 mil habitantes. TRABALHO Eu trabalhava em compra e venda com meu pai. Dos dezoito, dezenove anos em diante. Antes eu trabalhava com ele no balcão, atrás do balcão - no armazém trabalha atrás de balcão, mesmo. Não mudou nada, desde o início até agora, o modo de trabalhar é o mesmo. Comecei a...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

P/1- Seu Romeu, queria que o senhor começasse dizendo seu nome completo, o local e a data de nascimento

R- Romeu Silva, nascido em Taubaté. Residente à Rua Dr. Jorge Winter, número 241.

P/1- E o ano que o senhor nasceu?

R- 25 do 1 de 1927.

P/1- E os seus pais, Seu Romeu, nasceram aqui também?

R- Natural de Tremembé.

P/1- O seu pai?

R- (Benedito?) Philadelpho da Silva

P/1- E o que que ele fazia, Seu Romeu?

R- Antes de ser comerciante, ele era barbeiro.

P/1- Ah, ele era barbeiro?

R- Barbeiro.

P/1- Lá em Tremembé ou aqui?

R- Não, em Taubaté.

P/1- Em Taubaté. Onde que era a barbearia dele?

R- Barbearia dele era no Largo do Mercado.

P/1- E o senhor lembra, quando o senhor era pequeno, se o senhor ia lá?

R- Não, quando eu nasci, já ele era comerciante.

P/1- Aí ele foi barbeiro durante quantos anos?

R- Poucos anos.

P/1-E por quê que ele veio pra Taubaté, Seu Romeu?

R- Ele veio porque Tremenbé era uma cidade pequena, então ele queria se expandir, então ele veio pra Taubaté.

P/1- E ele chegou aqui em Taubaté, o que que ele fez?

R- Barbeiro. Abriu uma barbearia.

P/1- E depois?

R- Depois comerciante.

P/1- E que comércio que ele tinha?

R- É, cereais e ferragens.

P/1- E o senhor pode falar um pouquinho sobre essa loja, onde era, como era?

R- É, a loja foi instalada no Largo de Santana, hoje chamada Praça Eusébio Câmara Leal, número 65. Ele iniciou com comércio de alimentos e ferragens, no varejo. Mais tarde, ele foi, varejo e atacado. Por longos anos, ele foi um dos maiores atacadistas de Taubaté. Depois com o desapareci... não. Depois, antigamente, o comércio antigamente era fornecido direto das indústrias para os atacadistas do interior. Depois, mais tarde, as indústrias começaram a distribuir para os atacadistas de São Paulo e estes revende... fazendo a revenda para o interior. Foi aonde aniquilou com o comércio atacadista. Hoje, é... a loja, o armazém trabalha mais com atacado, pequeno atacado e varejo,...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.