Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Por: Museu da Pessoa, 15 de setembro de 2022

Arlindo Maia Tukano

Esta história contém:

Arlindo Maia Tukano

Vídeo

Arlindo é um sábio Tukano

As mentes está sempre abrindo

Na hora da comida tradicional

Ele fica alegre e sorrindo

É uma pessoa sonhadora

Mesmo quando não está dormindo

Arlindo Maia Yepá Diró Mahsũ (Tukano), do Ahkó Ñisa (rio Papuri), no povoado com nome tradicional Diakahsapá, nasceu com a união de Yepa Mahsũ e Bᵾpó diró Mahsó, fala sua própria língua, morou na sua comunidade natal quando tinha 5 e 6 anos de idade, recomendou que devemos respeitar os mais velhos, por que eles tem muito conhecimento cabe a nós consultar para termos conhecimento.

O avô dele era deficiente porque foi picado pela jararaca, conhecedor dos lugares sagrados e mestre de danças tradicionais, sempre transmitia alguns conhecimento aos seu netos. Lembrou no seu tempo de internato e as consequências das mudanças dos costumes e tradição dos indígenas e quem organizava eram os missionários, antes os indígenas não podiam casar com a pessoa da mesma etnia, os mesmos reverteram esse quadro para atrair mais gente no internato. No período do internato seu avô contava sobre a história dessa cachoeira, o que marcou foi quando o sogro da sua tia preparava uma armadilha para capturar os peixes e trazia uma bacia cheia, as vezes ele o levava para ver, mas na verdade era para trabalhar para ver e ao mesmo tempo ajudava ele.

Com 10 ou 11 anos entrou no internato, no ano de 75 à 80 formou 8ª série, nesse trajeto lembra dos salesianos, Pe. José Daravalles, ele estava deixando de ser Diretor e o substituto o Pe. Antônio Scolaro, a preocupação desse padre italiano era a educação, religião e sustentabilidade.

Outro fato marcante no internato foi a história foi o “Enterro do chaveiro”, naquele tempo era obrigado falar português, cada grupo falava suas idiomas, pessoa que era flagrado falando sua língua recebia chaveiro. Uma vez ele e seus colegas preferiram botar fim nesse chaveiro e enterraram na leira onde eles trabalhavam, foi fato de...

Continuar leitura

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: Arlindo Maia Tukano
Data: 15 de setembro de 2022
Local de produção: Brasil / Amazonas / Iauareté
Entrevistador: Jonas Worcman de Matos
Entrevistador: Edvirgem Tariano
Entrevistador: Josué Tariano
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.