Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Nahieh Abdalla Hanna
Por: Maria Aparecida Nasser de Melo, 8 de maio de 2024

Aprender , comer, amar, rezar

Esta história contém:

Aprender , comer, amar, rezar

O pai, Jorge, na terra dos homens de sombreiro, trabalhou, rezou, comerciou. Comerciou, rezou, trabalhou ... até que enricou. No entanto, seu sonho de viajante não terminava ali. Ouvira falar de uma \\\"terra brasilis\\\", a terra que, em se plantando tudo dá... em que os \\\"turcos\\\" eram bem recebidos e o comércio promissor.

Deixou sua riqueza para o irmão, alertando:

- Se eu voltar, pego a casa e tudo que deixo aqui. Caso contrário, fica pra você , Yussef.

E partiu...

Depois de aqui se estabelecer, lutou e lutou e lutou e trabalhou e rezou e comerciou e comprou casas e construiu uma maior. E fez as \\\"casinhas de mantimentos\\\", como era costume em \\\"seu \\\" terra - uma para o trigo feito para o pão, outra para o trigo feito para quibe, outra para o trigo inteiro (para comer com coalhada).

O trigo era a vida daquela região, transformava-se em pão e estabelecia o encontro, a festa, o banquete . Mandou fazer casinha também para o grão de bico... tudo para receber aquela que, depois de sua mãe, melhor preparava os alimentos para a família faminta e feliz, sua bela Maria.

Enquanto isso por aqui se passava, no pequeno vilarejo de Rahb não permitiam que a \\\"bonequinha de carne\\\" , a filha da bela Maria, saísse às ruas sozinha. Tempos de guerra, tempos sombrios.

E Fauzi - o mais velho que tomou conta de todos quando pai partiu, a levava às costas para a escola - uma forma de poupar-lhe os delicados pés na terra montanhosa de gelos eternos, e de se divertirem pelo caminho. Brincadeira de irmãos . Tudo era riso e alegria.

Ali, conheceu Mercedes, a primeira professora, a senhora chique, de roupa preta esvoaçante, manto longo. Era brava, mas assim que a vira, abriu um sorriso feito o nascer do Sol e disse:

- Que menina bonita, jamile, vai ser minha aluna (Enti bat *)

Não estranhou de todo, mas no primeiro dia ficou \\\"meio bobinha\\\". Na primeira semana aprendeu sobre o abecedário. Aqueles desenhos tão bonitos de se ver...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.