Ir direto ao conteúdo
História

Após 20 anos, renasce o sonho acadêmico

Esta história contém:

Após 20 anos, renasce o sonho acadêmico

O COMEÇO DE TUDO O objetivo de resgatar e registrar os acontecimentos referentes à formação educativa no presente é demonstrar para outras pessoas que sonhos e expectativas de uma vida melhor podem ser alcançados por meio da esperança, da dedicação e da educação.

A maior parte dos meus estudos na educação básica foi realizada em escola pública na década de 1980, numa escola municipal do subúrbio do Rio de Janeiro.

A minha relação com a escola e com a educação sempre foram muito boas, pois sempre tive sede de conhecimento, nutria uma curiosidade em saber como as coisas funcionavam, por isso sempre fui dedicado aos estudos e nunca tive grandes dificuldades para ser aprovado.

Em quase todas as séries do antigo primário fui o primeiro aluno da turma.

A minha primeira ida ao Planetário da Gávea foi fruto de uma seleção dos melhores alunos de cada turma da escola e o meu nome era um dos primeiros da lista.

Porém, muito mais que simplesmente aprender, havia algo latente e pulsante em meu íntimo de querer transmitir tudo o que eu aprendia, mais do que isso, queria tentar de alguma forma tornar proveitoso para mim e para os que me rodeavam tudo aquilo que eu havia aprendido na escola.

Apesar dos elogios dos professores, não havia de fato um incentivo, uma motivação que me lançasse para um futuro melhor.

Quando atingi o nível da antiga 7ª série ginasial, meus pais entenderam que ali naquela escola não havia grandes oportunidades e que minha capacidade, assim como o meu rendimento escolar seriam melhor aproveitados se eu estudasse num colégio particular, especializado na preparação para concursos e assim o fizeram.

Meu pai mantinha o sustento de toda a família: minha mãe, dona de casa; eu, o filho caçula e mais quatro irmãos.

Com dois empregos para manter a família, o salário de um deles era gasto integralmente no custeio do oneroso Colégio-curso Martins, em... Continuar leitura

fechar

TURMA PRE-VESTIBULAR CEDERJ

MOMENTO DE DESCONTRAÇÃO DURANTE AS AULAS DO PVS

período: Ano 2014
local: Brasil / Rio De Janeiro / Rio Bonito
crédito: MARIO HENRIQUE
tipo: Fotografia
Palavras-chave:

TURMA DA FACULDADE DE PEDAGOGIA 2013 UERJ/CEDERJ

TUTORIA DE INFORMÁTICA

período: Ano 2014
local: Brasil / Rio De Janeiro / Nova Iguaçu
crédito: MARIO HENRIQUE
tipo: Fotografia
Palavras-chave:

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios