Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Ana Ferreira Tariana
Por: Museu da Pessoa, 21 de setembro de 2022

Ana Ferreira Tariana

Esta história contém:

Ana Ferreira Tariana

Vídeo

Ana quando se aproxima

Já vem com brincadeira

No quintal da sua casa

Acende uma fogueira

E para preparar o caxiri

Ela cozinha a macaxeira

Ana Ferreira do Povo Tariano, nasceu e morou com os seus pais, na comunidade de Umari Cachoeira, no Alto Uaupés, depois veio estudar em Iauarete, e retornou na sua comunidade natal e casou com atual marido, moraram perto dos sogros onde tiveram filhos, para que os pudessem estudar mudaram-se para Iauarete, onde moram até hoje. Foram um dos primeiros moradores da Umari Cachoeira, que reuniram todos os moradores que viviam nos igarapés, porque sabiam que os missionários iam chegar naquela comunidade.

Aprendeu com sua mãe fazer objetos com argila como pratos, panelas e fornos para fazer farinha e beiju, que até hoje sabe fazer, como associada da AMIDI costuma fazer objetos com argila, as vezes não faz por falta de material. Nunca passou das consequências graves e nem ficou doente porque foi bem protegida através do benzimento, único momento que ela ficou doente foi com corona vírus durante a pandemia.

O pai dela contava sobre vários lugares sagrados, que tinha no porto da sua comunidade de Umari Cachoeira, ele amarrava cacuri nos igarapés e outros. Com a boa convivência já faz 15 anos que estamos aqui em Iauarete, comparando no tempo que ela estudava, antigamente era muito rígido principalmente no internato, atualmente os alunos vivem muitos livres, podem sair pra festas, beber bebidas alcoólicas e outras coisas, na opinião dela a sociedade está mudando.

Durante a sua vida sempre viveu com harmonia e alegria, não gosta de envolver nas brigas e outros tipos de violência, encerrou dizendo que ficou ansiosa de saber que ia ser entrevistada e que ficou feliz por ver o jovens e equipe aprendendo as práticas e as técnicas de filmagem.

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: Ana Ferreira Tariana
Data: 21 de setembro de 2022
Local de produção: Brasil / Amazonas / São Gabriel Da Cachoeira
Entrevistador: José Brito
Entrevistador: Paulo Sergio Tariano
Vídeomaker: Lucas Matos Tariano
Personagem: Ana Ferreira Tariana
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.