Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Por: Museu da Pessoa, 26 de janeiro de 2005

Amizade Embarcada

Esta história contém:

Amizade Embarcada

Vídeo

IDENTIFICAÇÃO Meu nome completo é Sebastião Badaró Fernandes. Nasci na cidade de Natividade, no Estado do Rio de Janeiro, no dia 19 de fevereiro de 1963. INGRESSO NA PETROBRAS O meu ingresso na Petrobras se deu quando eu tinha ainda 19 anos, faltando um mês e meio aproximadamente para fazer 20 anos. Ingressei no antigo TEDEP, Terminais Derivados do Planalto Paulista, no cargo de Eletricista. Trabalhei na cidade de São Caetano do Sul e, posteriormente, na cidade de Barueri, em terminais de derivados de petróleo. Lá, eu iniciei minha carreira na Empresa. TRAJETÓRIA PROFISSIONAL Dois anos depois, através de um concurso interno, passei para um cargo de Supervisor, que se chamava Contramestre de Elétrica. Hoje, não existe mais esse cargo. Fiquei em São Paulo quatro anos. De lá, assumi uma vaga de Contramestre de Elétrica em um cargo de planejamento, em um terminal do antigo Torguá, que hoje é administrado pela Transpetro. Esse terminal era na Ilha D’água, no Rio de Janeiro. Então, eu vim para o Rio de Janeiro, onde morava, e fiquei dois anos. Passados esses dois anos, fiz uma permuta com o Contramestre de Elétrica de Garoupa. Ele foi para minha vaga no Torguá, na Ilha D’água, e eu vim para Garoupa. Comecei minha vida novamente em Garoupa. Eu já tinha essa ideologia antiga, de voltar a embarcar atraído pela escala de trabalho. Na ocasião, não era a escala que temos hoje, era uma escala de um por um. Você trabalhava 14 dias embarcado e folgava 14 dias. Hoje é uma escala um pouco melhor. Vim, inicialmente, atraído pela escala de trabalho e pela vontade de não morar mais no Rio de Janeiro, voltar para minha cidade natal, que é Natividade. E o que me permitia isso era realmente um trabalho embarcado, com uma escala que me permitisse folgar e morar em um lugar fora do Rio de Janeiro, em uma cidade que eu escolhesse. E assim eu fiz. Cheguei em Garoupa em 1989, há 16 anos. TRABALHO EMBARCADO Quando cheguei em Garoupa, em 1989, o módulo já...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.