Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Por: Museu da Pessoa,

Alexandrino até no nome

Esta história contém:

Alexandrino até no nome

Vídeo

Meu nome completo é Elenildo Alexandrino Sobral. Sou Pernambucano, nascido em 1963, no dia quatro de Abril, Cabo de Santo Agostinho. Eu cheguei aqui em 94, faz 20 anos que eu tô aqui. Então vou completar 51, deve ser na faixa de uns 31 anos de idade.

O que eu tenho lembrança é que não foi uma infância muito boa. A gente passava necessidade, fome, não gosto nem de lembrar. Quando meu pai morreu, eu tava com 12 anos de idade, então a gente foi cortar cana. A gente saía de madrugada pra cortar cana, duas horas, três horas da manhã. A gente andava assim numa faixa de uns três a quatro quilômetros. Saía de uma hora da manhã, chovendo, passando necessidade. Chegava no corte de cana, só andando a gente passava umas quatro horas andando de pé. Chegava lá já cansado.

Aí depois que minha mãe começou a receber a aposentadoria do meu pai, aí minha mãe mandou a gente parar um pouco. Aí ficamo em casa só trabalhando por ali, na roça. A escola, eu parei na oitava.

E depois meu irmão veio aqui pra São Paulo, o mais velho, o João. Aí por um tempo ele foi lá pra Pernambuco, aí falou: “Mãe, eu vou levar uma pessoa daqui pra São Paulo”. A minha mãe disse: “Vai? Qual?”, “Eu vou levar o Una”, que sou eu. Eu fiquei muito alegre de conhecer São Paulo. Qual nordestino que não quer conhecer São Paulo? Mesmo que seja ruim, mas ele quer conhecer, sair daquela roça. Aí eu fiquei muito alegre, disse: “Vou”. Cheguemo, ele me trouxe pra cá. Não vou dizer que passei vida boa.

Eu era completamente sozinho. Meu irmão me trouxe pra aqui, aí eu comecei a entrar no alcoolismo. Gastei tudo com bebida, mas trabalhava, né? Aí eu comecei a conhecer a Maria, a minha esposa, ela é evangélica. Meu irmão foi criando raiva de mim, expulsou-me de casa. Já tinha engravidado naquela época, fiz uma doidice, engravidei a Maria. Eu sem casa, ela sem casa, aquele verdadeiro sofrimento. com o tempo arrumei um...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Minha Casa, Minha Cara, Minha Vida - Cabine São Bernardo do Campo

Depoimento de Elenildo Alexandrino Sobral

Entrevistado por Márcia Trezza e Gisele Rocha

São Bernardo do Campo, 09 de Março de 2014.

Realização Museu da Pessoa.

ASP_CB14_Elenildo Alexandrino Sobral

Transcrito por Iara Gobbo

P/1 – Pra gente começar, fala o seu nome completo.

R – Meu nome completo é Elenildo Alexandrino Sobral.

P/1 – O senhor nasceu onde?

R – Eu nasci em Pernambuco. Sou Pernambucano, nascido em 1963.

P/1 – Que dia?

R – Eu nasci no dia quatro de Abril.

P/1 – Que cidade de Pernambuco?

R – Cabo de Santo Agostinho.

P/1 – O senhor viveu lá até que idade, mais ou menos?

R – Eu vivi lá... Quando eu saí de lá eu saí na faixa de uns... Eu cheguei aqui em 94, faz 20 ano que eu tô aqui. Então vou completar 51, deve ser na faixa de uns 31 anos de idade.

P/1 – E quando o senhor, antes de vir pra cá o senhor sempre viveu na mesma cidade que o senhor nasceu?

R – Em Cabo de Santo Agostinho, vivi.

P/1 – E que lembranças o senhor tem da sua infância?

R – O que eu tenho lembrança é que não foi uma infância muito boa. A gente passava necessidade, fome, não gosto nem de lembrar. Quando meu pai morreu, meu pai morreu, minha mãe ainda tá viva. Quando meu pai morreu eu tava com 12 anos de idade, então a gente foi cortar cana. A gente saía de madrugada pra cortar cana, duas horas, três horas da manhã. A gente andava assim numa faixa de uns... deixa eu ver, de três a quatro quilômetros. Saía de uma hora da manhã, chovendo, passando necessidade. Chegava no corte de cana, só andando a gente passava umas quatro horas andando de pé. Chegava lá já cansado.

P/1 – Com 12 anos?

R – É, 12 anos. Fazia a comida, nossa mãe, na época a gente era em cinco irmãos.

P/1 – E todos iam pra roça?

R – Iam, cortar cana, todos.

P/1 – Tinha meninos e meninas?

R – As minhas irmãs só tinha três. Mas que ficava em casa, estudando....

Continuar leitura

Título: Alexandrino até no nome

Local de produção: São Bernardo Do Campo

Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios