Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Hans Otto Taube
Por: Museu da Pessoa,

Alemão de Taubaté

Esta história contém:

Alemão de Taubaté

Vídeo

IDENTIFICAÇÃO Meu nome é Hans Otto Taube, nasci na Alemanha na cidade de Braunscheweig, em 15 de fevereiro de 1942, em plena Segunda Guerra Mundial. FAMÍLIA O meu pai, chamava-se Gustav Taube e minha mãe Stefania Taube. IMIGRAÇÃO Vim para o Brasil em 1949, com sete anos. Meu pai era nascido em 1900. Viu a Primeira Guerra Mundial, a guerra [dos anos de] de 14 a 18, e depois a Segunda Guerra Mundial, de 39 a 45. E quando terminou a guerra... Então, na verdade, tem quatro anos na Primeira Guerra e mais seis anos da Segunda, são dez anos somente em guerra, então ele tomou a decisão: “Vou deixar esse continente, vou pra outro continente onde haja um pouco de paz”. Nós viemos pro Brasil motivados, fugindo da guerra, mas na verdade, no primeiro momento, nós íamos para o Canadá, porque o irmão do meu pai vivia no Canadá. Então, ele disse: “Vamos para o Canadá”. Meu tio estava lá. Porém, quando nós apresentamos toda a documentação no consulado canadense, as imigrações foram fechadas e nós não pudemos ir para o Canadá. Aí, a segunda opção, por influências de amigos do meu pai, ele escolheu a Austrália. Então nós preparamos toda a documentação, inclusive passaporte e tudo, estava pronto pra ir pra Austrália, quando a imigração australiana foi fechada novamente. E já um tanto quanto irritado, ele chegou um dia em casa, abriu o mapa do mundo e olhou assim, falou: “O Canadá está aqui em cima, o que está aqui embaixo? Aqui embaixo está o Brasil, vamos fazer uma tentativa de ir ao Brasil, depois a gente sobe por terra até o Canadá”. Essa foi a forma que nós chegamos ao Brasil. No dia seguinte, ele foi ao consulado brasileiro, se apresentou e falou: “Olha, eu sou engenheiro de estrada, consultor de estradas, existe alguma possibilidade de imigração para o Brasil?”. “O senhor, o que o senhor é?” Ele disse: “Sou construtor de...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

P1 – Boa Tarde, senhor Hans.

R – Boa Tarde.

P1 – Eu gostaria de começar perguntando seu nome completo, o seu local e data de nascimento?

R – Meu nome é Hans Otto Taube, nasci na Alemanha na cidade de (Brownshuak?), em 15 de Fevereiro de 1942, em plena segunda guerra mundial.

P1 – Senhor Hans o nome dos seus pais?

R – O meu pai, chamava-se Hustaf Taube e minha mãe Estefânia Taube

P1 – Senhor Hans o nome dos seus avós?

R – Não Lembro.

P1 – Não lembra, não os conheceu?

R – Não os conheci

P1 – O senhor nasceu na Alemanha e veio pro Brasil criança?

R – Vim, em 1949.

P1 – Em 49, o senhor tinha oito...

R – Sete anos.

P1 – Sete anos, e o senhor sabe por que a família veio pro Brasil?

R – Sei, sei exatamente porque veio pro Brasil, porque meu pai era nascido, era nascido em 1900, que é falecido e ele fez a primeira guerra mundial, a guerra de 14 aos 18, e depois a segunda guerra mundial de 39 a 45, e quando terminou a guerra, então na verdade tem quatro anos na primeira guerra e mais seis anos da segunda, são dez anos somente em guerra, então ele tomou a decisão, vou deixar esse continente, vou pra outro continente onde haja um pouco de paz.

P1 – E assim a família veio pro Brasil?

R – É não é bem assim, não é bem assim, nós viemos pro Brasil, motivados, fugi da guerra, mas na verdade no primeiro momento nós íamos para o Canadá, porque o irmão do meu pai ele revivia no Canadá, então, ele disse vamos para o Canadá, meu tio tá lá, porém quando nós apresentamos toda a documentação no consulado canadense, as imigrações foram fechadas e nós não pudemos ir para o Canadá, aí a segunda opção por influências de amigos do meu pai ele escolheu a Austrália, então nós preparamos toda a documentação, inclusive passaporte e tudo, tava pronto pra ir pra Austrália quando a imigração australiana foi fechada novamente, e já um tanto quanto irritado, ele chegou um dia em casa, abriu o...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.