Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História

Acordando nossa potência interior

Esta história contém:

Acordando nossa potência interior

Vídeo

Se me perguntassem se eu poderia fazer uma faculdade, eu teria dito não. Se me perguntassem se eu poderia viajar pra fora do país entrevistar em outras línguas e fazer um livro com isso, eu teria dito não. Este é o ponto:o “não” nunca pode ser a última resposta. A educação serve pra gente acordar toda a potência que mora na gente.

O meu nome é André Gravatá, sou filho de baianos, meus pais descendentes indígenas cresceram em uma cidade chamada Paripiranga, bem no interior, onde a luz elétrica só chegou há pouco tempo. Eles vieram pra São Paulo com esse sonho de morar em cidade grande, minha mãe era doméstica e meu pai era pedreiro, um faz-tudo. Eles insistiram muito pra ter um filho, então, depois de dez anos fazendo tratamento de saúde para realizar o sonho do nascimento do filho, minha mãe engravidou de mim. Quando ela estava quase no nono mês de gravidez nossa casa foi invadida por ladrões, foi um desespero sem fim, até hoje meus pais guardam essa memória trágica. Quando eu fui nascer e chegamos no hospital lá na cidade de Embu das Artes, não tinha médico, meus pais tiveram que sair correndo pra outra cidade. Eu nem tinha nascido e já estava aprendendo muito sobre o mundo onde eu estava vindo.

As minhas primeiras lembranças são muito empolgantes, recordo infinitas possibilidades me convidando pra brincar. Só que eu já estava atrás das grades. Devido ao incidente com os ladrões minha família ficou com muito medo e gradeou tudo, meus amigos vinham brincar comigo e ficavam do lado de fora e eu do lado de dentro. Essa barreira com a rua ficou cravada em mim.

Outro lugar cheio de grades era a escola. Antes era super colorida com professoras muito carinhosas assim como a minha mãe, mas depois vão enquadrando, padronizando... Eu era considerado muito inteligente, era até ajudante de professor, mas me sentia meio desconfortável com isso sabe? Eu ficava pensando porque será que meu professor de...

Continuar leitura

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: Acordando nossa potência interior

Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios