Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História

A voz de um pioneiro

Esta história contém:

A voz de um pioneiro

José Anício tem uma história de vida marcada por muitas lutas e dificuldades. De origem humilde, nasceu em Santana do Paraíso, em 21 de março de 1933. Sua infância, apesar dos problemas financeiros, foi bem vivida junto de sua família na cidade de Belo Oriente, Minas Gerais.

Ele morava junto de seus pais e 11 irmãos numa casa bem simples no campo. Brincava de passar anel, carrinho de pau e de se esconder nos troncos das árvores. Era uma criança feliz e gostava de ajudar os pais com os afazeres da roça. Ele nos contou que, “naquela época, os filhos obedeciam aos pais e tinham muito respeito; apesar de serem educados de forma rígida, recebiam os ensinamentos e conselhos paternos com muito amor e gratidão”.

Na adolescência, calçou o seu primeiro par de sapatos e isso foi para ele motivo de grande alegria, pois naquela época calçar sapatos não era para qualquer um.

Quando jovem, trabalhou como carpinteiro, aprendeu a fabricar telhas e trabalhou numa pedreira. Entretanto, não pôde estudar, uma vez que tudo era muito difícil e os filhos precisavam ajudar os pais com a dura lida de trabalho no campo. Ele lamenta o fato de não ter tido a oportunidade de concluir os estudos.

Em 1961, o senhor José veio para Ipatinga que, na época, era ainda um pequeno vilarejo. Hoje se sente admirado e orgulhoso da cidade, que cresceu muito com a chegada da Usiminas na década de 1960. Diz se sentir feliz e realizado por fazer parte da história do município.

Palavras-chave: juventude, usiminas, sapato, ipatinga
fechar

A voz de um pioneiro

imagem de: José Anício
tipo: Desenho
Palavras-chave:

A voz de um pioneiro

imagem de: José Anício
tipo: Desenho

A voz de um pioneiro

imagem de: José Anício
tipo: Desenho

A voz de um pioneiro

imagem de: José Anício
tipo: Desenho

A voz de um pioneiro

imagem de: José Anício
tipo: Desenho

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios