Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Por: Escola Pantaleão Thomaz, 24 de novembro de 2018

A vida na Estação Ferroviária

Esta história contém:

A vida na Estação Ferroviária

Vídeo

Raimundo nasceu em Cruz Alta e aos três anos se mudou para Coxilha. Vivia numa casa de madeira que tinha assoalho nos quartos e a cozinha era de chão batido. Estudou somente até a quarta série, pois tinha que ajudar os pais na lavoura. Naquele tempo tudo era muito difícil, o trabalho era todo braçal, apenas os cavalos e os bois puxavam o arado e eles iam atrás forçando-o para que o equipamento funcionasse. Aos dezenove anos começou a trabalhar na Estação Ferroviária de Coxilha, e após em Cruz Alta, muitas histórias aconteceram durante sua jornada neste trabalho, chegou a morar dentro de um vagão de trem. O fato mais marcante foi quando perdeu dois amigos em um trágico acidente. Neste dia um trem carregado de combustível que seguia rumo a Porto Alegre deu de encontro com uma outra locomotiva que vinha no sentido contrário. Os operadores da linha avisaram por rádio que os dois trens se encontrariam logo à frente. Mas foi dentro de um túnel que os mesmos colidiram e os amigos de Raimundo não tiveram sorte de escapar da tragédia. Quando ele chegou ao local ficou espantado com a triste cena que estava à sua frente, pois os colegas haviam morrido carbonizados. Mas apesar de todo o trauma ele precisava continuar trabalhando e arrumou forças para enfrentar aquela terrível situação. Raimundo trabalhou na Estação Ferroviária até se aposentar e hoje vive contando as histórias que aconteceram em toda sua vida de trabalhador ferroviário.

Fechar

Trilhos de trem congelados

Dados da imagem Trilhos de trem congelados

Imagem de:
Raimundo Antunes da Silva

História:
A vida na Estação Ferroviária

Tipo:
Fotografia

Vagão de trem onde os trabalhadores da ferrovia moravam

Dados da imagem Vagão de trem onde os trabalhadores da ferrovia moravam

Imagem de:
Raimundo Antunes da Silva

História:
A vida na Estação Ferroviária

Tipo:
Fotografia

Colegas de trabalho na construção das estradas ferroviarias

Dados da imagem Colegas de trabalho na construção das estradas ferroviarias

Imagem de:
Raimundo Antunes da Silva

História:
A vida na Estação Ferroviária

Tipo:
Fotografia

Senhor Raimundo

Dados da imagem Senhor Raimundo

Imagem de:
Raimundo Antunes da Silva

História:
A vida na Estação Ferroviária

Tipo:
Fotografia

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.