Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Por: Viviane Silvestre, 1 de novembro de 2019

A vida em Jacutinga

Esta história contém:

Sônia dos Santos Fernandes é inspetora de alunos no CIEP Municipal Padre Nino Miraldi em Mesquita. Nasceu em 31 de janeiro de 1967, no bairro de São Cristovão, cidade do Rio de Janeiro, mas veio morar na Jacutinga, quando tinha dois meses de nascida, pois sua mãe se casou com o pai que a adotou, cuja família toda morava nesta localidade. Nessa época, o município de Mesquita ainda não havia sido emancipado e este lugar ainda fazia parte do município de Nova Iguaçu, Baixada Fluminense. Dessa época até os dias de hoje, o bairro da Jacutinga mudou e cresceu muito. Antigamente, as ruas do bairro eram todas cheias de lama porque não tinha asfalto, havia um rio que era limpo e todos tomavam banho e pescavam nele. Também seu pai tinha uma criação de porcos no quintal e ela ajudava a cuidar deles. Nessa época não havia água encanada no bairro e todos tinham que carregar água do rio para as casas. O bairro da Jacutinga cresceu e agora tem ruas asfaltadas e muitas casas. Por causa da poluição, não tem mais o rio pra pescar e tomar banho, mas a água chega às casas pela torneira. O bairro da Jacutinga, ainda precisa de muitas melhorias, inclusive seria muito bom ter que abrissem uma lanchonete do Mc Donalds, para que todos possam passear com nossas famílias.

Palavras-chave: infância, bairro, família, jacutinga
Fechar

Entrevista

Dados da imagem Registro do momento da entrevista realizada pelos alunos da turma 402

Período:
Ano 2019

Imagem de:
Sônia dos Santos Fernandes

História:
A vida em Jacutinga

Crédito:
Letícia Caetano

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
entrevista, ciep municipal padre nino miraldi

Registro do momento da entrevista realizada pelos alunos da turma 402

"Minha Jacutinga"

Dados da imagem Visão panorâmica do bairro da Jacutinga e do CIEP Municipal Padre Nino

Período:
Ano 2019

Imagem de:
Sônia dos Santos Fernandes

História:
A vida em Jacutinga

Crédito:
Rafael Cordeiro

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
ciep municipal padre nino miraldi, mesquita, rafaelcordeiro, jacutinga

Visão panorâmica do bairro da Jacutinga e do CIEP Municipal Padre Nino

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.