Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História

A vida de uma família portuguesa no Brasil

Esta história contém:

A vida de uma família portuguesa no Brasil

Vídeo

O nome da entrevistada é Célia Regina Kawakami; ela tem 71 anos, é ex-professora e agora está aposentada. Ela é imigrante de família de portugueses.

O seu pai veio para o Brasil por volta de 1925, em busca de trabalho nas lavouras, pois ele tinha uma vida muito difícil em Portugal, e na época, tinha a possibilidade de vir para o Brasil e trabalhar durante 2 anos. Ele, então, decidiu se aventurar.

José Gomes, pai de Célia, sempre comentava que foi uma experiência muito difícil e complicada, mas que no fim valeu a pena.

Após os 2 anos, José tinha pouco dinheiro, então, mais uma vez, decidiu se aventurar, só que dessa vez em São Paulo, e deu certo.

Logo depois de se estruturar aqui em São Paulo, ele volta para Portugal, e busca a sua namorada, que pouco tempo depois virou a sua esposa.

Após um tempo, o casal teve 4 filhos, sendo 2 homens e 2 mulheres. Célia foi a segunda a nascer. Depois de passar a sua infância, logo aos 17 anos, já precisou começar a trabalhar vendendo livros.

Mais tarde, ela se casou, teve duas filhas, fez faculdade de Geografia e de Estudos Sociais, e acabou se tornando uma professora de Geografia no Ensino Médio, mas pouco tempo depois foi para o Ensino Fundamental.

Sua rotina era complicada, porque como toda professora, trabalhava muito. Então ela saía de casa cedo e só voltava bem tarde, e tudo isso para dar uma vida melhor para sua família, que por mais que não passassem necessidade, sempre foi um objetivo para ela dar a melhor vida possível a todos.

Ainda na sua adolescência, o seu pai disse que não iria pagar faculdade para as mulheres, mas só para os homens, o que foi um baque muito grande para ela, mas para época isso era normal. Com isso, logo aos 17 anos, começou a vender livros de porta em porta para conseguir o dinheiro necessário para fazer a sua faculdade. Dito e feito: depois de 1-2 anos, ela conseguiu o dinheiro e começou a faculdade, tudo isso incentivada pela sua mãe, que para...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios