Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Por: Museu da Pessoa,

A vida de uma artista

Esta história contém:

A vida de uma artista

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Entrevista de Ordalina Candido Felipe

Entrevistada por Raí Salbano e Jonas Samaúma

São Paulo, 7 de outubro de 2019

Projeto Conte Sua História

Entrevista Programa Conte Sua História HV836

Transcrita por Selma Paiva

P/1 – Gratidão. Muito bem vinda, Ordalina, ao Museu.

P/2 – ‘Bora’, ‘bora’ começar. Pode começar falando o seu nome?

R – Vamos lá, então. Eu sou Ordalina Candido Felipe, sou do Paraná com muita honra, mas meu pai me registrou, atravessou a água, me registrou no estado de São Paulo, Salto Grande. Nasci em mil novecentos e quarenta e cinco, tempo do Getúlio e Café Filho e etc. Mas quarenta e cinco, quatro de abril de mil novecentos e quarenta e cinco, sendo que considero minha festa de aniversário vinte e dois de fevereiro. Eu sou uma pisciana. Minha mãe... eu perdi meu pai tinha dois anos, mais ou menos, morreu de febre amarela, tirícia. Aquele tempo não tinha remédio, morria. Agora está dando de novo amarela. Então meu pai morreu de febre amarela, tirícia. E minha mãe falou: “Então eu vou para a cidade, vou trabalhar”. Porque pensava assim: “Meus filhos têm que estudar”. Era eu e meu irmão. Então minha mãe fez um propósito de ir para a cidade e quando passou aquele ônibus... morava perto do Paranapanema, então tinha bastante carro que vinha assim, pessoas que passariam por ali na balsa. Então um senhor falou: ”Eu preciso de uma empregada doméstica, tem por aí pelo sítio?” Então apontaram a minha mãe, então minha mãe falou: “Então eu vou”. Minha vó falou assim: “Não, Maria, você não vai”. Aí tirou o peito e falou: “Pelo leite derramado, você não vai para a cidade”. Minha mãe falou: “Olha, aqui eu só venho a passeio”. Então todo mundo chorava. Você sabe o que quer dizer ‘pelo leite derramado’? Então, se fala assim porque é uma grande... tem uma grande história nisso. Então você não vai, pelo leite que você mamou. Minha mãe falou... fez uma cruz no...

Continuar leitura

Título: A vida de uma artista

Local de produção: Brasil / São Paulo

Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios