Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Por: Museu da Pessoa, 12 de agosto de 2009

A transformação está em você

Esta história contém:

A transformação está em você

Vídeos (2)

Navegue horizontalmente pra acessá-los

O meu nome monástico é Coen, recebi minha denominação monástica no dia 14 de janeiro de 1981. Posso dizer que a monja nasceu aí. Antes disso eu era Cláudia Dias Batista de Souza, nascida em 30 de junho de 1947.

Minha mãe e meu pai se casam no interior e se mudam para São Paulo, nos Campos Elíseos.

Meu pai se apaixona por uma mulher muito linda que trabalhava com ele, era secretária. Minha mãe e ele se separam. Nessa época eu devia ter dois, três anos de idade, então, tenho poucas memórias disso.

Depois da separação, meu pai construiu uma casa no Pacaembu.O bairro era novo e o estádio tinha acabado de ser construído. Eu ficava passeando lá, tinha muita criança na rua nessa época.

Eu corria, gostava muito. E a gente subia nos muros. A brincadeira era essa, não sei bem por que. Brincava e andava de bicicleta.

A gente fazia lição, “Estou livre”, e ia brincar. Brincávamos de lojinha, casinha, mas a minha irmã sempre me fazia ser a rainha, ou seja, a rainha vestia o vestido da mamãe e ficava sentada na cadeira, e ela fazia tudo Eu brinco com ela dizendo que “ela fez foi uma monja meditativa”. Sempre fui sentada, de criancinha. E ela fazia, ela vendia, era todos os assistentes do rei. Eu era a rainha parada: “Não, você não pode sair daí”. Quando brincava de casinha, ela era a mãe, eu era sempre a filha, eram as posições que ela me colocava. Mas era bom brincar com ela.

Mais tarde a gente foi estudar no Instituto de Educação Caetano de Campos.

Tive uma experiência muito boa porque nunca havia colado, era sempre uma adrenalina: “Vamos colar, quem quer colar?”. Tinha uma prova, não sei se era Geografia, que eu falei: “Hoje eu vou colar, que delícia”. Peguei o livro, coloquei aqui embaixo. Eu tinha uma grande amiga, chamava Gláucia, e essa menina vê que eu tô lá colando feliz da vida, levanta-se e diz: “Professora, a Cláudia está colando”. Acabou....

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.