Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Robson Zioti Machado
Por: Museu da Pessoa, 31 de março de 2021

A Toca do Esquilo e o amor à culinária

Esta história contém:

A Toca do Esquilo e o amor à culinária

Vídeo

Meu nome completo é Robson Zioti Machado, mas eu utilizo só Robson Zioti, pois a minha família Zioti, de italianos, chegou aqui em Ribeirão Preto em 1898. Então eu sou bem conhecido como Zioti. Nasci no dia 28 de janeiro de 1969, em Ribeirão Preto.

Os imigrantes italianos que vieram pro Brasil, nessa época, eram todos do sul da Itália: Calábria, Sardenha, a parte pobre da Itália. Não podemos esquecer que, em 1890 e alguma coisa, Ribeirão Preto era o maior produtor e exportador de café do planeta Terra. Então, eles vieram pra trabalhar na lavoura de café, pra substituir os escravos. E era quase a mesma coisa que um escravo, não é? Mas o meu bisavó, Cesário Zioti, foi morar na Vila Tibério, e lá ele comprou umas terrinhas e começou a plantar hortaliças. Então ele era um “chacreiro” na parte alta da Vila Tibério, onde só havia imigrantes italianos que moravam.

Eu nasci na Rua Epitácio Pessoa, perto da Avenida do Café, também na Vila Tibério. Meu pai tinha uma profissão muito interessante que, infelizmente, ele não seguiu porque adoeceu. Eu deveria ter seguido. Ele era vidreiro. O vidreiro põe o vidro no forno, derrete, vai assoprando um cano com o vidro ainda mole, aí faz garrafa, copo, jarras, castiçais. Tudo no sopro. É uma linda profissão, é uma arte que está acabando.

E eu comecei trabalhando em banco até 1990. Em 1990 eu saí do banco e entrei no ramo do comércio. Eu tinha uma lanchonete que se chamava Brazil, com Z. A fachada era verde, amarela e azul. E a calçada era azul, cheia de estrelas brancas. Depois eu montei o primeiro restaurante por quilo em Ribeirão Preto, em agosto de 1991. Ele se chamava Casablanca e servia 600 refeições por dia. As pessoas ficavam na rua, na fila, debaixo de sol e chuva pra almoçar.

Mas eu era muito jovem, 22 anos, um jovem sem orientação nenhuma, família humilde. Imagina o dinheiro que eu via todo dia! Aí já...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Projeto Memórias do Comércio de Ribeirão Preto 2020 e 2021

Entrevista de Robson Zioti

Entrevistado por Luís Paulo Domingues e Hérika Aguiar

Ribeirão Preto, 31 de março de 2021

Entrevista MC_HV032

Transcrita por Selma Paiva

Robson, pra começar eu queria que você me falasse o seu nome completo, a data de nascimento e o local que você nasceu.

R- Tá. O meu nome completo é Robson Zioti Machado, mas eu utilizo só Robson Zioti, devido a minha família Zioti, de italianos, chagar aqui em Ribeirão em 1898. Então eu sou bem conhecido como Zioti, né? Mas o nome completo é Robson Zioti Machado. Nasci no dia vinte e oito de janeiro de 1969. Então, portanto, tenho cinquenta e dois anos. Nasci em Ribeirão Preto, tá?

P/1- Legal.

R- Sou nascido e moro em Ribeirão Preto há cinquenta e dois anos.

P/1- Legal. E qual o nome do seu pai e da sua mãe?

R- O nome da minha mãe é Zenilde Zioti. E o nome do meu pai é Olívio Machado.

P/1- Legal. E os avós? Você conheceu? Conviveu com eles? Qual é o nome deles, também?

R- Eu conheci os meus avós maternos, né? Convivi com eles e conheci. Os avós paternos, eu conheci muito pouco. Eu era muito criança. E também conheci os meus bisavós maternos, a qual eles chegaram aqui em Ribeirão em 1898. Criança, eu tinha cinco, seis anos de idade quando eles faleceram, tá, os meus bisavós. Então, eu cheguei a conviver com os meus bisavós e meus avós maternos. Inclusive, aqui no restaurante tem uma foto gigante de toda a família Zioti. Não sei se você chegou a ver. Tem uma foto no fundo da pista lá, que são os filhos dos filhos. E uma foto aqui no café, dos Zioti que chegaram em Ribeirão, os filhos dos Zioti.

P/1- Certo.

R- Então, eu convivi com os meus avós maternos e bisavós maternos também.

P/1- E você sabe por que eles vieram pra Ribeirão? Eles vieram da Itália? Vieram trabalhar em Ribeirão? Arrumaram emprego? Como foi?

R- Bom, eu sou professor de História. Então, eu posso te dar uma...

Continuar leitura

Título: A Toca do Esquilo e o amor à culinária

Data: 31 de março de 2021

Local de produção: Ribeirão Preto

Personagem: Robson Zioti Machado
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios