Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História

A superação de uma mulher chamada Maria

Esta história contém:

Maria Apparecida Motta tem 74 anos e ficou deficiente visual há 35 anos. Minha mãe já sofreu muito, teve 12 filhos e sou o 12° filho, o caçula. Maria, como vou chamar minha mãezinha, perdeu oito filhos, sete mortos e uma irmã, que foi roubada no hospital. Dentro da história de sofrimento da Maria, filha adotiva. Quando tinha 15 anos, o padrasto dela tentou estuprá-la. Ela, com medo, fugiu de Petrópolis e se tornou mendiga nas ruas do Rio. Tudo que o senhor possa imaginar minha mãe passou aqui nas ruas do Centro da cidade, ela disputava restos de comida em latas de lixo e muitas das vezes ela não tinha o que comer. Um dia, ela lembra que estava sentada numa calçada e uma mulher com motorista parou um carro lindo, abriu o vidro e deu a ela umas moedas e falou: “filha, vai naquela padaria e compre uma coisa gostosa pra você comer” (minha mãe era muito linda). Ela levantou e correu para matar sua fome, pois tinha três dias que estava com fome, quando de repente ela foi puxada pelos cabelos, eram dois mendigos homens que viram que ela recebeu o dinheiro. Eles bateram nela, a estupraram, e ela ficou desacordada durante 2 ou 3 dias. Ela não lembra quanto tempo ficou nas ruas, mas depois do ocorrido ela se acostumou a dormir numa rua da zona sul e lá havia uma comerciante que tinha uma pensão. Todas as vezes que essa senhora abria seu estabelecimento, Maria pedia pra tomar um banho e pedia algo pra comer. Depois de um tempo, essa senhora sentou com minha mãe e perguntou por que uma jovem tão linda estava na ruas. Maria contou que estudou na escola Santa Madre de Sion em Petrópolis, fala inglês e francês, e também falou que tinha um grande conhecimento na matemática. Abriu o coração e contou do pai adotivo e do estupro sofrido a meses atrás. Aquela bondosa senhora ajudou minha mãe tirando ela das ruas, deu um trabalho pra ela. Logo depois disso, elas se tornaram grandes amigas, pois a portuguesa não tinha filhos. Anos depois, Maria estava...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios