Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História

A Saga do Vale Verde

Esta história contém:

A Saga do Vale Verde

Dona Hulda foi a primeira moradora do bairro Vale Verde, em Cubatão. é uma mulher guerreira, que enfrentou diversas lutas para melhorar o lugar que escolheu para viver. Ela nasceu na Região Sul do Brasil, onde teve uma infância boa. Seu único animal de estimação era um tanto quanto exótico: uma vaca chamada Preta, que seu pai vendeu quando ela estava com 5 anos. Na escola, entrou direto no 1o ano e já tinha que aprender a ler e a escrever. Lembra que a professora era rigorosa e que teve muita dificuldade em desenhar a letra E. Aos 26 anos, mudou-se para Cubatão, onde conheceu seu marido e nasceram suas duas filhas. Depois, ela comprou um terreno no Vale Verde. O bairro foi projetado para ser um condomínio de luxo, mas não tinha nenhuma estrutura, era só uma portaria, muitos terrenos e nenhum morador. Só podia construir a casa quem tivesse uma planta aprovada pela prefeitura. A família conseguiu o documento, iniciou a obra, mas foi impedida de se mudar para o bairro porque não havia finalizado a construção. Essa foi a primeira luta de dona Hulda. Quando conseguiu se mudar, enfrentou outro problema: não havia energia elétrica. Ficou por uma semana à luz de velas. Foi muitas vezes na prefeitura pedir para ligarem a energia do bairro e nada. Teve que comprar os postes de luz e doar para que fizessem sua instalação. Ela assinou o documento chorando, indignada. Para suas filhas frequentarem a escola, Hulda andava quilômetros para pegar um ônibus e levá-las. Ia à prefeitura todos os dias exigir seus direitos. Foi assim que conseguiu um transporte para deixar as crianças na escola mais próxima. Porém, as famílias do bairro tinham que pagar pelo serviço, enquanto os alunos de outros lugares não. Hulda ficou revoltada, achou isso muito injusto e se mobilizou junto a outras mães para reclamar com as autoridades. Como se vê, dona Hulda se uniu a outros moradores e ajudou o bairro a crescer de muitas maneiras. Lutou para a construção da...

Continuar leitura
fechar

A Saga do Vale Verde

A Saga do Vale Verde

A Saga do Vale Verde

A Saga do Vale Verde

A Sala do Vale Verde

A Saga do Vale Verde

A Saga do Vale Verde

A Saga do Vale Verde

A Saga do Vale Verde

A Saga do Vale Verde

A Saga do Vale Verde

A Saga do Vale Verde

tipo: Desenho

A Saga do Vale Verde

A Saga do Vale Verde

A Saga do Vale Verde

A Saga do Vale Verde

A Saga do Vale Verde

A Saga do Vale Verde

tipo: Desenho
Palavras-chave:

A Saga do Vale Verde

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios