Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Personagem:
Por: ,

A pesca era o café, o almoço e a janta.

Esta história contém:

A pesca era o café, o almoço e a janta.

José Gabriel

José Gabriel mora no bairro de Ibiraquera e nasceu no dia 19 de junho de 1947. Seu pai se chamava Manoel João Gabriel (falecido), e sua mãe se chama Joaquina Cândido Gabriel, ele tem seis irmãos. Só conheceu uma avó e dormia com ela, pois ela gostava muito dele. Sua infância foi massacrada pelo trabalho, desde cedo ia com seus irmãos para roça com o pai. Estudou até a 3ª série, e ficou com saudades da sua professora quando saiu da escola. Não estudou mais porque naquela época o importante era saber escrever o nome para tirar o título. Em sua juventude, novamente a diversão foi a roça. Sua profissão sempre foi pescador e lavrador. Quando Seu José Gabriel tinha 11 anos, seu pai morreu e ele assumiu sua família (mãe e irmãos). De noite pescava e de dia ia para roça. Fez isso dos 11 aos 20 anos. Antes de ir para roça de manhã, passava no centro da cidade para vender o pescado e trazia o dinheiro para casa. Naquela época ele usava tarrafa e luz de querosene para pescar. A pesca foi tudo para sua família, era o café, o almoço e a janta. Hoje muita coisa mudou, seus filhos foram criados em berço de ouro. Tem 4 filhos muito educados. Não dá mais para viver da pesca, as pessoas querem pegar todos os peixes em um dia só, não pensam no outro dia. Na praia mudou muita coisa, o turismo trouxe restaurantes, pousadas e muitas pessoas conseguiram outros empregos. Para seu José Gabriel o mais importante é a família, é a maior riqueza da vida. Ele gostou de contar sua história.

Excerto editado a partir do texto coletivo dos alunos do 4º e 5º ano 02, professoras Elisângela Marques e Luciane Beatriz Amaral Alves. Escola Municipal Professora Terezinha Pinho de Souza

fechar

Projeto Memória Local na Escola - Imbituba, 2015

período: Ano 2015
local: Brasil / Santa Catarina / Imbituba
imagem de: José Gabriel
tipo: Fotografia

Projeto Memória Local na Escola - Imbituba, 2015

período: Ano 2015
local: Brasil / Santa Catarina / Imbituba
imagem de: José Gabriel
tipo: Fotografia

Projeto Memória Local na Escola - Imbituba, 2015

período: Ano 2015
local: Brasil / Santa Catarina / Imbituba
imagem de: José Gabriel
tipo: Fotografia

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: A pesca era o café, o almoço e a janta.

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios