Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Por: Museu da Pessoa, 7 de dezembro de 2007

A Penitência de Dona Emília

Esta história contém:

A Penitência de Dona Emília

Vídeo

Eu arrumo toda semana eu mudo os pano, acendo aquelas vela, levando meia noite, vou lá no quatro, se a vela acabou acendo outra, faço meus pedido. Hoje eu posso fazer por você, posso fazer por eles, por "quarquer" um que me faz o beneficio, porque se vem eu acho que não é pra anarquizar, é pra cuidar, não é minha filha?

Porque era de meu pai. Era de meu pai. Ele pedia muito assim: “Minha filha, se eu morrer, minha filha nunca despreza esses santos”. E eu tenho eles até hoje com aquela estima. Ainda ante ontem mesmo veio um sargento aqui sobre uma família que tem aqui, que fica chateando, batendo nas parede meia noite, ai o sargento veio aqui , que soube, não sei quem falou pra ele. Ai ele disse: “porque a senhora não procura uma pessoa pra dormir mais à senhora?”. “Eu não procuro ninguém, Deus dorme e minha arma é essa aqui, e a hora que eu chegar no portão eu mato”.

Meu pai tinha devoção muito grande, ele era muito religioso. Meu pai era mais do que minha mãe. Quando mamãe fazia certas coisas ele dizia assim: “Joana, olha pra diante, que quem não olha pra diante pra trás de fica”. E eu nisso to até hoje. O que eles dizia é antigo.

A penitencia foi começada assim: eu achava muito bonito, eu desse "tamainho" assim. Meu pai fez um quatro pra uma velha que era chefe, que a velha não tinha... só tinha uma filha,bebia muito, não ligava ela. Então quando a velha saia com aqueles penitentes eu ficava chorando. Ai quando foi um dia meu pai botou num braço e assim: “Minha “fia”, quer ser penitente?. Eu digo:“Eu quero meu pai”. Ai ele chamou minha mãe: “Joana, amanhã”. Isso foi um dia de sexta-feira. “ Amanha eu vou pra rua e vou trazer o pano pra você fazer a roupa de Emilia. Ela disse: “Oh vai caçar o que fazer, eu não faço, não faço”. Fez aquela zoada. Ele trouxe pra minha madrinha bitu tamarati fazer. Ai entrei com cinco...

Continuar leitura
Fechar

Retrato de Emília Nogueira Nunes

Dados da imagem legenda: Retrato de Emília Nogueira Nunes, líder da Procissão dos Penintentes. Foto de Antônia Domingues.<br>personagem: Emília Nogueira Nunes.<br>

Período:
Ano 2007

Local:
Brasil / Bahia / Juazeiro - Ba

Imagem de:
Emília Nogueira Nunes

História:
A Penitência de Dona Emília

Crédito:
Acervo Pessoal

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
mulher, idosa, portão, camiseta branca

legenda: Retrato de Emília Nogueira Nunes, líder da Procissão dos Penintentes. Foto de Antônia Domingues.
personagem: Emília Nogueira Nunes.

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.