Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Geralda Chaves Soares
Por: Museu da Pessoa, 30 de julho de 2007

A pedagoga dos índios

Esta história contém:

A pedagoga dos índios

Vídeo

O meu nome é Geralda Chaves Soares, normalmente o pessoal me chama de Gera, que é o nome que eu me identifico também! Eu nasci em Santana, hoje município de Ponto dos Volantes, mas antigamente era município de Araçuaí. Santana era um mundo fechado, né? E quando eu vim pro Colégio Nazareth, em Araçuaí, foi um outro mundo! Tinha biblioteca, tinha irmãs que davam aulas, pessoal muito bom mesmo. Foram pessoas muito importantes para a minha formação política. Na época que eu formei, eu tava deslumbrada com esse mundo de educação, o trabalho que as irmãs faziam, esse trabalho de politização que a irmã Genoveva e que a irmã Marta davam. Então eu não pensava no retorno pra Santana. Voltar pra lá, pra mim, significava voltar atrás e eu queria mais coisas, eu queria trabalhar com a juventude, ser aquilo que as irmãs eram. E assim eu decidi ir pro convento. Aí eu fui, fiquei dois anos no noviciado.

No período que eu era noviça, fui aluna de uma pessoa fantástica que é o padre Lino Vaz, que era jesuíta, uma pessoa que marcou esse período de muita insatisfação que foi o período da Ditadura Militar. Então antes de fazer vestibular, o padre Vaz era um arrimo, porque com ele a gente estudava filosofia, antropologia, e dava uma base pra gente enfrentar aquele mundo maluco que estava instalado com a ditadura. Por uma série de histórias eu não fiquei mais, saí. Fiquei em Belo Horizonte pra fazer vestibular. Eu queria fazer psicologia, era um sonho que eu tinha, só que eu não passei na federal. Aí tentei na PUC, passei em pedagogia e como não dava pra perder tempo, fiz pedagogia mesmo.

Era uma época complicada demais, toda formação discutindo o papel da educação, e a escola impingindo pra gente uma educação pro mercado de trabalho. Quer dizer, você vai ser condicionado a entrar na fila e ir pro mercado, ou você vai fazer um outro tipo de educação? E aí eu conheci pessoas na PUC que abriram nossa cabeça. Eu me lembro da...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.