Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História

Vídeo

A luta para a realização do parque na mata do Raul começou em meados dos anos 1990, quando estudantes e professores da Escola Estadual Raul Teixeira da Costa Sobrinho (RATECOS) se mobilizaram para que a área da mata em frente à escola pudesse ser utilizada como um parque. A escola propunha atividades imersivas para estimular a reflexão sobre a importância da preservação daquela área, uma das poucas áreas verdes públicas do Distrito de São Benedito. No período em que estudava no Raul, Gibran Muller e seus amigos participavam de atividades artísticas no Parque da Lagoa do Nado em Belo Horizonte, o que os fez questionar a função social da mata do Raul, enxergando um grande potencial do local se tornar uma reserva, precisando apenas de articulação institucional.

Após se formar no ensino médio, Gibran, junto a alguns ex-alunos da RATECOS, identificando a importância da preservação daquela área, passou a desenvolver uma série de ações a fim de transformar a mata em um espaço de uso comum. Esse grupo de ex-alunos fez um convênio com o Ministério da Cultura para a formação de um ponto de cultura, o Art22 (Associação de Ideias Ambientais e Ações Socioculturais), com foco em ações ambientais e valorização da produção cultural e artística na região do São Benedito. O Art22 passou a promover fóruns de discussão com a comunidade a fim de entender quais seriam os desejos para aquele local, além de investigar a melhor forma de aquele espaço se transformar em uma área de bem comum.

Desde então, o Art22 enfrentou várias dificuldades, uma delas em 2013, que levou à mobilização social contra um projeto de lei que permitia a doação da área para a implantação de um parque gráfico, proposta por um vereador da cidade. O projeto foi feito e encaminhado rapidamente para a apreciação da Câmara; no entanto, durante a noite, foi descoberto que ele seria votado na manhã posterior. Diante do iminente risco de perder esse...

Continuar leitura

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: A Mata do Raul

Autor: Núcleo Museu da Pessoa de Santa Luzia - MG

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios