Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Paulo Nogueira Neto
Por: Museu da Pessoa, 13 de março de 2006

A luta pelo meio ambiente é permanente

Esta história contém:

A luta pelo meio ambiente é permanente

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Projeto Memória da Convenção da Diversidade Biológica

Depoimento de Paulo Nogueira Neto

Entrevistado por Stela Tredice e Thiago Majolo

São Paulo, 13/03/2006

Realização: Museu da Pessoa

Entrevista número: BIO_TM002

Transcrito por Michelle de Oliveira Alencar

Revisado por Luiza Gallo Favareto

P/1- Então, Seu Paulo, pra começar queria que o senhor falasse de novo aqui pra gente o seu nome completo, local e data de nascimento.

R- Bom, eu sou Paulo Nogueira Neto e nasci dezoito de abril de 1922.

P/1- Eu queria saber por que o senhor escolheu estudar História Natural?

R - Bom, eu primeiro me formei em Direito na USP porque os meus amigos do Ginásio de São Bento, os meus colegas, um grupo lá muito amigo e alguns estão vivos até hoje graças a Deus, a gente se encontra - continua se encontrando - decidiram ir pra Direito. E eu tenho na minha família uma certa tradição de cursos de Direito porque o meu avô materno foi professor da Faculdade de Direito, os meus bisavós também foram professores lá, e meu avô e o meu pai são formados em Direito no São Francisco. Então havia uma certa tradição. É uma coisa interessante, acho que Direito é uma coisa muito geral porque estuda basicamente a relação entre as pessoas e como ordenar essas relações, então é uma coisa que pra mim foi muito útil. Porque quando eu fui tratar da legislação ambiental os meus princípios básicos de Direito me serviram bastante. Mas ao mesmo tempo eu tinha também uma vocação biológica muito grande e quando eu era estudante de Direito já publicava artigos sobre abelhas indígenas sem ferrão, que é um grupo de abelhas do mundo tropical. E já publicava artigos e era sócio já de sociedades científicas que tratavam do assunto, aliás uma delas, a Associação Brasileira de Etimologia e chegou num ponto em que o meu amigo Paulo Vanzolini disse que eu não podia mais continuar como amador na parte de Ciências Naturais e a minha mulher também achava que eu...

Continuar leitura

Título: A luta pelo meio ambiente é permanente

Data: 13 de março de 2006

Local de produção: Brasil / São Paulo / São Paulo

Personagem: Paulo Nogueira Neto
Entrevistador: Thiago Majolo
Entrevistador: Stela Tredice
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios