Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Por: Museu da Pessoa, 9 de abril de 2021

A Joia Musical e o comércio de instrumentos

Esta história contém:

A Joia Musical e o comércio de instrumentos

Vídeo

Eu me chamo Aline Cristina de Almeida Almeida. Exatamente, são dois Almeidas. Eu nasci em 27 de julho de 1990, em São José do Rio Preto. Os dois Almeidas são do meu pai, Vanderson Francisco de Almeida, e da minha mãe, Marlene de Almeida Almeida. A família Almeida! Ela pegou o Almeida no casamento, porque ele não queria que ficasse só com o Almeida dela. Quis que colocasse o Almeida dele.

Então, aí que começa a história: o meu pai trabalhou na Arprom, justamente na Joia Musical, a primeira loja de instrumentos musicais aqui de Rio Preto. De Arprom, ele foi pra office boy, foi pra vendedor... de vendedor, ele foi pra gerente, e aí começaram a acontecer as coisas na vida dele. Nós somos evangélicos, e os meus pais se conheceram na igreja. Minha mãe trabalhava como costureira na época, e eles namoraram alguns anos e logo já casaram - com 18, 19 anos -, e meu pai sempre esteve nesse ramo de música.

A Joia Musical foi a pioneira aqui, bem antes de ser do meu pai. Em 1957 ela se lançou como primeira loja de instrumentos musicais. Meu pai trabalhou lá, meu tio trabalhou lá, várias pessoas conhecidas da cidade, que são amigas dele, da época da mocidade, trabalharam lá. Era na Galeria, e cada sala da Galeria tinha um departamento. Tinha uma sala que era só de pianos, uma sala que tinha só livros, uma sala que tinha só acordeom, uma sala que só tinha violão. Então, era toda aquela Galeria.

Naquela época, como não tinha a facilidade que a gente tem hoje da internet, usavam-se muito os métodos. A mulher tinha que tocar piano, fazer sete, oito, nove anos de piano. Então, era aquele sonho: fazia 15 anos, o pai ia lá e comprava um piano pra filha; ia lá e buscava os livros. A gente ainda traz um pouco dessa história hoje, mesmo tendo essa parte digital, porque ainda vendemos muito esses livros.

E aqui a gente tem uma expressão: “Ah, você vai no centro? Nós vamos ‘na...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Projeto Memórias do Comércio

Entrevista de Aline Cristina de Almeida Almeida

Entrevistada por Luís Paulo Domingues e Cláudia Leonor

São José do Rio Preto, 9 de abril de 2021

Entrevista MC_HV078

Transcrita por Selma Paiva

P2 – Então, obrigada, Aline, por aceitar o nosso convite e eu passo a palavra pro Luís Paulo.

P1 – Legal. Oi, Aline!

R1 – Olá!

P1 – Pra começar, eu queria que você dissesse seu nome completo, a data de nascimento e o local que você nasceu.

R1 – Eu chamo Aline Cristina de Almeida Almeida. Exatamente, são dois Almeidas. Eu nasci em 27 de julho de 1990, em São José do Rio Preto.

P1 – Ah, que legal! E qual o nome do seu pai e da sua mãe? Os dois Almeidas.

R1 – Os dois Almeidas: Vanderson Francisco de Almeida e Marlene de Almeida Almeida. A família Almeida. (risos)

P1 – Pegou Almeida no casamento também.

R1 – Ela pegou o Almeida no casamento. Ele não queria que ficasse só com o Almeida dela. Quis que colocasse o Almeida dele.

P1 – Muito legal! E os seus avós, você tem contato com eles ainda ou eles já se foram? Como é?

R1 – Então, os meus avós maternos já se foram, eu não conheci o meu avô, eu conheci a minha vó por parte de mãe. Por parte de pai eu conheci os dois avós, mas o meu avô sofreu um acidente também e faleceu e hoje a minha vó tem Alzheimer, então ela já é debilitada, já não conversa mais, já é acamada.

P1 – Entendi. Mas, de qualquer forma, fala o nome deles, pra ficar gravado aqui.

R1 – É Oswaldo Francisco de Almeida, paterno, né? Maria da Costa de Almeida. E o da minha mãe, materna, é Jacir Mattei de Almeida e Pedro de Almeida.

P1 – Legal. E você sabe se eles já moravam muito antes, até antes dos seus pais nascerem, em Rio Preto ou eles vieram de fora? Você sabe da vida deles, assim, a história?

R1 – Maternos eram daqui próximo, que é uma cidade chamada Monte Aprazível. Eles moravam lá e vieram pra cá. Os meus avós paternos...

Continuar leitura

Título: A Joia Musical e o comércio de instrumentos

Data: 9 de abril de 2021

Local de produção: Brasil / São José Do Rio Preto

Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios